Blog do Victão

Um resultado normal, mas uma atuação muito ruim. O Atlético no estilo Elifoot não funcionou

Atlético perdeu para o Flamengo, no Maracanã (Pedro Souza/Atlético)

É claro que fica a frustração para o torcedor do Atlético, que poderia ver o time abrir 16 pontos de vantagem sobre o Flamengo na disputa pelo Campeonato Brasileiro. Porém, a derrota por 1 a 0, no Maracanã, não pode ser considerada como um desastre. A diferença segue em dez pontos, como estava duas rodadas atrás, mas agora não tem mais o confronto direto. Ou seja, a vantagem do Galo ainda é muito grande.

Por mais que o duelo deste sábado tivesse um clima de decisão, não foi a final do Brasileirão. Melhor para o Atlético. Saiu derrotado, mas ainda tem outros dez jogos para confirmar a conquista. Embora a fase do Flamengo não seja das melhores, vinha de quatro jogos sem vitórias e eliminação na Copa do Brasil, estamos falando do atual bicampeão brasileiro e que está na final da Libertadores pela segunda vez em três temporadas.

Mais do que isso. Nenhum treinador em sã consciência coloca os três pontos do jogo com o Flamengo no Maracanã naquela projeção que todos fazem antes da competição. Portanto, o resultado foi absolutamente normal. O que não foi normal neste sábado foi o péssimo futebol do Atlético.

O líder do Brasileirão parecia bastante satisfeito com o empate, que de fato seria um grande resultado. Só que do outro lado estava um time de qualidade e ferido. O Flamengo precisava dar uma resposta para a sua torcida e se aproveitou do que podemos chamar de “conforto” do Galo e conseguiu abrir o placar. A partir de então o jogo mudou completamente. O Rubro-Negro abriu mão da bola e se fechou para garantir o resultado.

Cuca empilhou atacantes

Na minha época de moleque eu adorava jogar Elifoot. Para quem não conhece, vou explicar. É um jogo português de simulação de futebol em que você comanda um clube e tem toda a autoridade para comprar e vender jogadores, escalar o time e até ampliar o estádio. Sempre que meu time estava perdendo, eu tirava os defensores e os meias e colocava todos os atacantes que estavam no banco.

Como era um jogo muito simples e sem nenhuma ligação com a realidade, por vezes até funcionava. Mas no futebol profissional é difícil essa estratégia funcionar. E foi justamente o que Cuca tentou diante do Flamengo. Com resultado adverso, o treinador atleticano lançou todos os homens ofensivos que tinha no banco de reservas. Por um momento o Atlético teve até o Zaracho na lateral direita.

Para quem gosta de números na formação tática, o Galo terminou a partida do Maracanã em algo próximo ao 4-2-4. Mas não deu certo. Se sobrava qualidade no ataque formado por Vargas, Savarino, Hulk e Diego Costa, faltava quem fizesse a bola chegar aos atacantes. Com um Flamengo bastante fechado, Renato fez exatamente o oposto de Cuca, sacando os atacantes e empilhando defensores, o Atlético praticamente não levou perigo à meta defendida por Diego Alves.

Até teve uma bola no travessão, mas foi antes de Cuca piorar o time que já não fazia um grande jogo.

A vantagem ainda é muito grande

Dez pontos é a vantagem do Atlético para o Flamengo. Isso ainda é muita coisa. Por mais que o clube carioca tenha duas partidas a menos em comparação com o Galo. Estamos falando de seis partidas em que precisa dar tudo certo para o Rubro-Negro e tudo errado para o Alvinegro.

E não é isso que o Atlético tem mostrado neste Brasileirão. É o time mais regular e seguro da competição. O Galo não dá sinais de queda, mesmo com um jogo muito ruim foi no Maracanã. E, no Brasileirão, os grandes trocam pontos entre eles. A diferença entre ser campeão está em não vacilar muito com quem está mal na competição. Quem não se lembra de Goiás, Botafogo e Vasco na última temporada? Na quarta-feira o Atlético tem o Grêmio, no Mineirão, e não pode nem pensar em deixar pontos pelo caminho.

Sigo com a opinião da semana passado, após o triunfo sobre o Cuiabá. O Atlético será campeão brasileiro, resta saber apenas em qual rodada vai confirmar a conquista.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MAURY A.KREMPEL DA SILVA

alguem pra fla desse lixo do guga??????