Blog do Victão

O jogo de 13 pontos. Partida contra o Cuiabá será uma das mais importantes na história do Atlético

Atlético venceu o Cuiabá no primeiro turno, por 1 a 0 (Pedro Souza/Atlético)

O Atlético não conquista o Campeonato Brasileiro desde 1971. Desde que foi campeão da há cinco décadas, o Galo bateu na trave algumas vezes. Foi vice-campeão em cinco oportunidades e terminou entre os quatro primeiros colocados em quase 20 edições. Mas o título não voltou para a sede de Lourdes.

E desde 1972 nunca o Atlético esteve numa condição tão favorável para conquistar o Brasileirão como está agora, 50 anos depois. Neste domingo o Galo recebe o Cuiabá, às 16h, no Mineirão, e pode colocar uma mão na taça. Não é exagero, mesmo faltando mais de dez rodadas para o término da competição. Com a derrota do Flamengo para o Fluminense, por 3 a 1, no Maracanã, neste sábado, o Atlético pode abrir 13 pontos de vantagem sobre o Rubro-Negro.

A classificação mostra que o Fortaleza é o segundo colocado, mas todos sabem que o Flamengo é o único time capaz de impedir que o Galo conquiste o Brasileirão pela segunda vez. Portanto, neste domingo, o jogo contra o Cuiabá vale 13 pontos. Se vencer, o Atlético vai ficar nunca situação que nunca esteve antes. Alguém pode lembrar do vice-campeonato invicto de 1977. Mas naquele ano tinha uma final para ser jogada e diante de um bom adversário, que era o São Paulo. Tanto que o Tricolor paulista levou o troféu ao vencer a disputa de pênaltis.

Por mais que o Galo seja o grande favorito ao título, a partida contra o Cuiabá não será nada fácil. Pelo contrário. A equipe do Mato Grosso tem menos derrotas do que o Alvinegro nesta temporada, são seis contra sete. É também do Dourado o posto de time que menos vezes perdeu como visitante neste Brasileirão. Foi somente uma derrota. Foi esse mesmo Cuiabá que parou o Flamengo na semana anterior.

Casa cheia para a decisão

Muito se fala do confronto direto entre Flamengo e Atlético, marcado para o próximo sábado (30), no Maracanã, pela 29ª rodada. Antes do início da 28ª rodada, era o jogo que poderia deixar o Galo com a mão na taça ou fazer o Rubro-Negro ficar virtualmente apenas um ponto atrás do líder, tendo em vista que ele tem dois jogos a menos.

Mas o cenário mudou bastante com o triunfo do Fluminense no Fla-Flu. A decisão do Maracanã pode ser esvaziada em caso de vitória do Galo sobre o Cuiabá. Com 13 pontos de vantagem, o Atlético pode ir até o Rio de Janeiro para praticamente consolidar o título.

No entanto, antes tem o Cuiabá. Uma partida histórica, afinal de contas nem sempre são 13 pontos que estão em jogo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Excelente Matéria! Vejo que o Galo terá a oportunidade de amenizar os assaltos da década de 80 praticados por esse time do Rio que me recuso a falar o nome! Torço tb para que na final o Galo enfrente esse time meliante.