Blog do Victão

De vilão a herói: choro verdadeiro e merecido de Everson, que fez o pobre Atlético eliminar o Boca

Everson nos braços dos atleticanos e com merecimento (Agência i7/Mineirão)

Everson é o responsável pelo Atlético chegar às quartas de final da Copa Libertadores pela segunda vez desde a conquista em 2013. Goste do goleiro ou não, ele pegou dois pênaltis e ainda converteu a quinta cobrança atleticana que eliminou o Boca Juniors, depois de um novo empate sem gols, depois de outra atuação muito ruim do time. Agora, o Galo espera pelo vencedor do confronto entre Argentino Juniors e River Plate.

Logo após bater o pênalti que classificou o Atlético, Everson chorou em campo. Um choro verdadeiro, nada forçado, e muito merecido. O goleiro sofre desde que deixou o Santos e chegou à Cidade do Galo. Indicação do técnico Jorge Sampaoli, que queria alguém da posição capaz de jogar bem com os pés, o arqueiro jamais caiu nas graças dos atleticanos, que tem Rafael como o favorito.

E assim Everson é perseguido por parte da torcida desde o Campeonato Brasileiro passado. É apontado como culpado por quase todos os gols que sofre. Por mais que o atacante esteja livre dentro da área ou o arremate vá no canto, fora de alcance. Mas não importa como foi, o certo é que Everson é apontado como o culpado em quase 100% das vezes. Ele já foi julgado no tribunal das redes sociais. “Goleiro chama gol”. “Goleiro que não faz milagre”. “Vai entregar a paçoca na hora que valer”.

Mas Everson segue como titular da meta atleticana. Nem mesmo a saída de Sampaoli e a chegada de Cuca mudou a situação. E nem mesmo a lesão de Rafael deu dias de paz para o camisa 22 do Galo. Sim, ele falha. Como todos os jogadores de futebol falham. Como todos nós falhamos nas nossas profissões. Mas Everson não tem mais o direito de falhar, pois já foi condenado previamente.

A partida contra o Boca teve tudo para validar os argumentos de quem não gosta de Everson. De fato ele falhou feio no que seria o gol da classificação do time argentino. Mas o VAR assinalou impedimento. Everson estava de volta ao jogo e com aquele roteiro já previsível do futebol: o goleiro vilão durante os 90 minutos vira o herói na disputa de pênaltis. Foi a noite de Everson, que merece ganhar alguns créditos. Talvez não seja o arqueiro dos sonhos do atleticano, mas também está longe de ser o pior dos piores como é tratado por muita gente.

Falha seria a cortina de fumaça para a falta de futebol

O placar agregado dos dois jogos entre Atlético e Boca Juniors esteve muito perto de ser 1 a 0 para os argentinos. A falha de Everson seria a cortina de fumaça perfeita para Cuca e os demais jogadores. Afinal de contas, a eventual eliminação seria colocada apenas na conta do goleiro, deixando de lado a pobreza de ideias que assola o time alvinegro. Um elenco montado para jogar bom futebol, mas não que não consegue jogar bom futebol.

A classificação já está na história. Pela primeira vez o Boca Juniors caiu para um clube brasileiro na disputa de pênaltis pela Copa Libertadores. Mas é preciso lembrar tudo o que envolveu as duas partidas. Embora o clube argentino seja o mais respeitado da América do Sul, o time atual está longe dos melhores dias. Até Cuca admitiu que o time de 2021 é mais aguerrido do que técnico em comparação ao de 2020, eliminado por ele também, quando estava no Santos.

Sem esquecer que o Boca estava há quase dois meses sem jogar antes do primeiro confronto, na semana passada. Mesmo assim o Atlético não conseguiu se impor e apresentou muito pouco em mais de 180 minutos. Sempre jogando por uma escapada. É um futebol pobre demais para quem investiu tanto e gasta tanto com salários. Everson, o ex-vilão, deu uma nova chance ao Galo. Será preciso jogar mais futebol para ser campeão.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Honneur

E a notícia mal elaborada também não ajuda, né? Daqui de Brasília eu vi que o jogador argentino estava impedido e, além disso, atingiu o Everton, nas canelas, no momento em que ele agarrava a bola… Foi isso que fez com que nosso goleiro largasse a bola…

9x2!

Pobre Atlético? Tá de sacanagem? Sua matéria foi infeliz. Quem é pobre é o lado podre da lagoa.

Leal farias

Pobre Galo é seu toba.

Arnaldo

Até concordo que precisa jogar muito mais pra ser campeão,Mais aqui é galo

9x2!

Leal farias, você é um burro, baitola do cu arrombado! Não viu que sou atleticano e critiquei o Vitão por ele ter dito que o Atlético é pobre? Eu disse que quem é pobre (FALIDO) é o CUzeiro. Aprende a ler otário! OLHA MEU APELIDO AÍ: 9X2

9x2!

Leal farias, você é um burro, baitola do cu arrombado! Não viu que sou atleticano e critiquei o Vitão por ele ter dito que o Atlético é pobre? Eu disse que quem é pobre é o CUzeiro (FALIDO). Aprende a ler otário! OLHA MEU APELIDO AÍ: 9X2!