Blog do Victão

Cruzeiro se complica: seja na hipotética briga para subir ou para evitar a queda para a Série C

Cruzeiro teve chances, mas não conseguiu vencer o Vila Nova (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Oito jogos sem vencer. Apenas dois triunfos em 14 partidas. Mais uma rodada dentro da zona do rebaixamento. Apesar dos números nada positivos, a diretoria do Cruzeiro diz que não trabalha com outra hipótese que não seja o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, o campo insiste em mostrar outra coisa. E não foi diferente neste sábado.

Vila Nova 0 x 0 Cruzeiro. Foram dois pontos perdidos, não um ponto conquistado. O empate sem gols em Goiânia complica a situação da Raposa, seja ela qual for. A hipotética briga pelo acessa ou verdadeira luta, que é contra o rebaixamento à Série C. Não adianta teimar com os números e com a falta de futebol. Neste momento, dia 24 de julho de 2021, o único pensamento do cruzeirense deve ser o de ficar livre de qualquer chance de rebaixamento.

E não são apenas os números que evitam o Cruzeiro de querer algo mais. O pouco futebol apresentado pelo time segue como o grande empecilho. O Vila Nova está entre os mais fracos entre os 20 participantes da Série B. A equipe colorada tem pouca força ofensiva, tanto que o ataque é menos positivo da competição, e um sistema defensivo que passa longe de ser confiável. Rafael Donato, que passou pela Toca da Raposa, é o nome principal do setor.

Donato falhou duas vezes no primeiro tempo, mas a Raposa não aproveitou. Sóbis recebeu de Thiago e finalizou para fora. Rômulo acertou a trave. O Vila, mesmo com toda a deficiência ofensiva, conseguiu chegar com perigo e Fábio fez uma grande defesa.

Será que Mozart encontrou o time?

O jogo não foi bom. Muito pelo contrário. Mas nos minutos finais o Cruzeiro conseguiu fazer o que se espera dele na Série B. Jogou em cima do adversário, pressionou e criou oportunidades. Thiago, por três vezes, e Bissoli tiveram chances claras. Era uma Raposa melhor no momentos finais da partida. Wellington Nem saiu do banco e mudou o setor ofensivo do time estrelado.

É verdade que foram pouco minutos assim, diante um adversário que já é frágil e estava desgastado por quase 90 minutos de jogo. Mas, como Mozart troca o time constantemente, é difícil imaginar que Bissoli e Wellington Nem não estejam entre os 11 inicias na próxima sexta-feira, no confronto com o Londrina, no Mineirão.

As contas não são das melhores para o Cruzeiro

Seguindo a linha da diretoria, que só pensa no acesso, os dois pontos não conquistados em Goiânia podem deixar o Cruzeiro até 14 pontos atrás do G4. Neste momento a Raposa está 11 pontos atrás do Goiás, que ocupa a quarta colocação. Mas Coritiba, Avaí e Guarani ainda não entraram em campo pela 14ª rodada. Sem contar que paranaenses e catarinenses jogaram somente 12 vezes nesta Série B.

Com mais 72 pontos em disputa, o Cruzeiro precisa conquistar 50 pontos ou mais, além de torcer por uma queda brusca de aproveitamento de alguns dos times que está no topo da classificação.

Já olhando para a outra ponta, a luta contra a degola, o Cruzeiro precisa de apenas uma vitória para deixar a zona do rebaixamento. Mas de acordo com o histórico da Série B a Raposa tem de conquistar pelo menos mais 32 pontos para não depender de ninguém. São dez vitórias e dois empates nas próximas 24 partidas. Para quem tem somente dois triunfos em 14 rodadas, a tarefa não será das mais fáceis.

Enfim, seja na luta hipotética pelo acesso ou na briga real contra a queda, o certo é que o Cruzeiro terá de melhorar bastante.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galo Doido New York

Vai subir para a terceirona. Afinal C é depois do B.

Itamar

A3

Marco Aurélio

Serie A3

Marco Aurélio

BBC. Ao adicionar o A de Galo e América. BaBaCa

Andrea

Como torcedora do América Mineiro , gostaria que Minas tivesse pelo menos 5 representantes na série A . Coelho é paz !

Itamar

Galo, Tombense e Boa na A.
América na B e cruzeiro na D.
Tudo lindo.

Elder jose de Alencar

Cruzeirenses fiquem tranquilo, ultimo ano do Cruzeiro na Serie B! Vao sair dela com tranquilidade, ano que vem Serie C!