Blog do Victão

Bom começo de Libertadores para o Atlético. Sorteio colocou o Galo como o favorito do grupo

Grupo do Atlético na edição 2021 da Libertadores (Divulgação/Atlético)

Nem Boca Juniors e nem River Plate. Não será desta vez, não na fase de grupos, que o Atlético enfrentará um dos gigantes argentinos na Copa Libertadores. O sorteio realizado nesta sexta-feira (9), no Paraguai foi um bom começo de torneio para o Galo.

Não apenas por tirar o clube mineiro do caminho de Boca e River, mas também por dar ao Atlético um grupo bastante acessível. Cerro Porteño, América de Cali e Deportivo La Guaira são os rivais alvinegros na fase de grupos da Libertadores. O Galo é o favorito para avançar na primeira colocação.

Pelo histórico recente dos adversários, o Cerro se coloca como o principal oponente do Atlético nesta etapa. Com um dos elencos mais valiosos do torneio, o Galo entra como um dos candidatos ao título. Basta não vacilar muito e a fase de grupos não será um grande problema.

Cerro Porteño – a equipe paraguaia é a cabeça de chave do grupo H. E é um velho conhecido do Atlético. Os dois clubes já se enfrentaram em outras três edições da Libertadores e a vantagem é do Cerrto, que venceu três vezes. Duas delas foram em 2019, na última vez que se enfrentaram. Os confrontos sempre foram pela fase de grupos. O Galo venceu apenas uma.

América de Cali – o clube colombiano nunca enfrentou o Atlético pela Libertadores. Mas eles já se cruzaram na extinta Copa Conmebol. Nas duas vezes o Galo levou a melhor, em 1995 e 1997. São quatro confrontos, com dois triunfos atleticanos, um empate e uma derrota. Para os supersticiosos, nas duas edições que enfrentou o América de Cali o Atlético foi até a final. Perdeu em 95 e venceu em 97.

Deportivo La Guaira – pela primeira vez na história o Atlético vai enfrentar o clube venezuelano. Por outro lado, o retrospecto atleticano contra times de Venezuela em jogos da Libertadores é ótimo. São quatro jogos e quatro triunfos, todos contra o Zamora, em 2014 e 2019.

A fase de grupos da Libertadores tem início previsto para o dia 20 deste mês.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments