Blog do Victão

Atlético tem o melhor elenco dos últimos 30 anos. Só o Flamengo é capaz de impedir a conquista do Brasileirão

Junior Alonso marcou um dos gols na vitória sobre o Fortaleza (Pedro Souza/Atlético)

O Atlético foi até o Castelão e venceu por Fortaleza por 2 a 0, um resultado inquestionável. Era o duelo do líder contra o terceiro colocado. Alguns dias antes o Galo havia empatado com o Bragantino, então na quarta colocação, mas com um domínio absurdo da partida. O elenco que Cuca tem nas mãos é o melhor do Galo nos últimos 30 anos. Na vitória sobre o Fortaleza saíram do banco de reservas jogadores como Diego Costa e Keno.

Um elenco recheado de ótimos atletas, como nem mesmo o time que venceu a Copa Libertadores de 2013, também com Cuca, tinha à disposição. Em que pese a presença de Ronaldinho Gaúcho e a conquista continental, o elenco de 2021 é superior. É possível e até provável que o Galo campeão da América tenha mais titulares num “time ideal”, mas estou falando sobre elenco. O atleticano que tem menos de 40 anos certamente não viu um elenco com tantas peças de qualidade como é o de 2021.

Mas é preciso conquistar um grande título para coroar este momento. O Atlético está na semifinal da Copa Libertadores, está em vantagem sobre o Fluminense no duelo pelas quartas de final da Copa do Brasil e é o líder do Campeonato Brasileiro, com sete pontos de vantagem sobre o Palmeiras. Mas o atleticano sabe que o principal adversário no Brasileirão não está em São Paulo, está no Rio de Janeiro.

O Flamengo tem um ótimo time, um elenco tão bom quanto tem o Galo. Não por acaso é o atual bicampeão nacional e dois anos atrás venceu a Libertadores, torneio que está na semifinal novamente. Sem falar da Copa do Brasil, em que já que está praticamente na semifinal.

Brasileirão será do Atlético ou do Flamengo

Por muitas vezes foi possível apontar o time que seria campeão brasileiro já na virada do turno. Em 2021, o Atlético só não pode ser apontado como o provável campeão por existir um ótimo Flamengo no caminho. Assim como o Galo, a equipe rubro-negra também só depende dela para ficar com o título.

A consistência defensiva apresentada pelo Atlético e a campanha como visitante mostram como a equipe de Cuca está pronta para voltar a ser campeã nacional depois de 50 anos. O Atlético é um time difícil de ser batido. São muitos jogadores decisivos em campo e até no banco de reservas. A vitória sobre o Fortaleza foi uma síntese do que é o Atlético de 2021.

Os donos da casa quase não tiveram chances, talvez duas boas chegadas na primeira etapa, nada mais. Já o Atlético dificilmente tem atuações de encher os olhos da crônica esportiva, como foi aquele jogo contra o River Plate, mas é um time que sabe cozinhar a partida e tem muita qualidade para definir. Foi assim que construiu o triunfo nos minutos iniciais do segundo tempo e levou o restante da partida com muita tranquilidade.

A chance de título é real, mas tem um Flamengo pelo caminho. E a recíproca é verdadeira. O Flamengo também tem chance de ser campeão, mas tem um Galo pela frente.

Em 2021, a taça do Brasileirão será de um ou de outro.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Izaias Gonçalves dos Santos

O GALO pra chegar a campeão tem que bater a CBF o Fla. O var e o juiz em campo …tirando esses adversários de sempre …vai conquistar …com méritos

César Marconi

Concordo plenamente com o Vitor e com o Izaias!
O Galo precisa aprimorar nas finalizações para matar logo os jogos e não dar chance para a interferência sinistra dos árbitros.
A cada jogo, a arbitragem vai pegar mais no pé do Galo, inclusive implicando com o Cuca. Jogo sujo que sempre vimos/vemos.
Por isso, abrindo dois ou três gols de vantagem – como no jogo do Fortaleza, inibimos a mão grande da arbitragem contra o Galo!
E time que quer ser campeão precisa ter emocional e psicológico fortes para superar tudo e a todos!
A hora é esta Galo! Eu acredito!