Blog do Victão

Sorteio para oitavas de final da Libertadores já define caminho até a final. Veja como funciona

Sorteio vai definir o caminho de 16 clubes em busca da Glória Eterna (Pedro Souza/Atlético)

Na próxima terça-feira (1/6) a Conmebol vai sortear as oitavas de final da Copa Libertadores, como informou Thiago Nogueira, do jornal O Tempo. Existia a previsão de o evento acontecer no dia 2/6, mas ele confirmou na entidade a data exata.

O sorteio que será realizado na próxima semana, na sede da Conmebol, no Paraguai, vai definir os confrontos das oitavas de final da Libertadores e também o caminho até o final do torneio. Veja como funciona.

Oitavas de final

Os 16 clubes classificados são divididos em dois potes, separando de acordo com a classificação na fase de grupos. De um lado os primeiros colocados e do outro os que avançaram na segunda posição.

Os clubes do Pote 1 recebem números de 1 a 8, de acordo com a campanha na fase de grupos. O Atlético, por exemplo, já sabe que é o time 1. Portanto, o Galo sempre vai decidir em casa. As equipes do Pote 2 são do 9 até o 16.

Os confrontos não denominados de A até H, como acontece na fase de grupos.

Pote 1Pote 2
1 – Atlético9 – Segundo colocado
2 – Primeiro colocado10 – Segundo colocado
3 – Primeiro colocado11 – Segundo colocado
4- Primeiro colocado12 – Segundo colocado
5 – Primeiro colocado13 – Segundo colocado
6 – Primeiro colocado14 – Segundo colocado
7 – Primeiro colocado15 – Segundo colocado
8 – Primeiro colocado16 – Segundo colocado

Não existe nenhum tipo de trava para o sorteio. Clubes do mesmo país podem se enfrentar e até mesmo do mesmo grupo. Atlético e Cerro Porteño, pode se cruzar novamente nas oitavas de final caso sejam sorteados.

Datas: os jogos de ida vão ser disputados entre os dias 13 e 15 de julho. A volta acontece uma semana depois, entre 20 e 22 de julho.

Quartas de final

Os confrontos das quartas de final são denominados por S1, S2, S3 e S4. Já nas oitavas os clubes conhecerão o caminho até a decisão da Libertadores. Decide em casa o time com melhor campanha na fase de grupos.

S1Vencedor jogo A x Vencedor jogo H
S4Vencedor jogo D x Vencedor jogo E
S2Vencedor jogo B x Vencedor jogo G
S3Vencedor jogo C x Vencedor jogo F

Datas: os jogos de ida vão ser disputados entre os dias 10 e 12 de agosto. A volta acontece uma semana depois, entre 17 e 18 de agosto.

Semifinal

Os confrontos da semifinal recebem os nomes F1 e F2. Vão jogar o segundo jogo em casa os times que tiverem as melhores campanhas na fase de grupo.

F1Vencedor S1 x Vencedor S4
F2Vencedor S2 x Vencedor S4

Datas: os jogos de ida vão ser disputados entre os dias 21 e 23 de setembro. A volta acontece uma semana depois, entre 28 e 30 de setembro.

Final

Como aconteceu nas duas últimas edições da Libertadores, a final será decidido em jogo único. A decisão de 2021 está marcada para 20 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

FinalVencedor F1 x Vencedor F2

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Espiguêra Marcelo

Acho que a data dos jogos de volta da semifinal ficaram erradas:

“A volta acontece uma semana depois, entre 28 e 30 de julho”.

Creio que o correto seja setembro.