Blog do Victão

Pela 2ª vez um brasileiro enfrentará Boca e River numa mesma Libertadores. De novo é o Atlético

Nacho Fernández é ídolo do River e vai construindo história no Atlético (Pedro Souza/Atlético)

O River Plate está nas quartas de final da Copa Libertadores pela quinta vez nas últimas seis edições. No confronto local com o Argentinos Juniors, a equipe de Nuñez venceu por 2 a 0, fora de casa, e enfrentará o Atlético, que eliminou o Boca Juniors. O confronto entre o atual e o antigo clube de Nacho Fernández vai provocar um fato raro em 62 anos de história da Libertadores. Somente pela segunda vez desde 1960 que uma equipe brasileira vai enfrentar numa mesma edição os tradicionais Boca Juniors e River Plate. E, por incrível que pareça, esse feito será novamente do Galo.

A primeira vez aconteceu em 1978, quando o Atlético enfrentou os gigantes argentinos na semifinal do torneio. A fórmula de disputa era diferente da atual. Foram 21 participantes divididos em cinco grupos com quatro times cada, enquanto o campeão vigente entrava na fase seguinte. Apenas o primeiro colocado de cada chave avançava de etapa, formando dois triangulares na semifinal.

O Atlético foi o vencedor do grupo 3, que tinha ainda o São Paulo e os chilenos Unión Española e Palestino, e caiu no grupo A da semifinal, ao lado do Boca Juniors (campeão de 1977) e do River Plate (vencedor do grupo 1). Em quatro jogos, dois no Mineirão e dois em Buenos Aires, o Galo venceu uma vez e perdeu as outras três. A única vitória foi justamente sobre o River, em Belo Horizonte, mas na última partida do Atlético naquela edição. O triunfo por 1 a 0 não adiantou, pois o Galo já estava eliminado após as derrotas para o Boca, por 2 a 1 em BH e 3 a 1 na Argentina, e para o River, por 1 a 0, no Monumental de Nuñez.

Com sete pontos conquistados (naquela época a vitória valia dois pontos) o Boca seguiu para a final e conquistou a Libertadores pela segunda vez. O River ficou em segundo, com três pontos, enquanto o Galo conquistou somente dois pontos.

As datas

Os confrontos entre Atlético e River vão acontecer em agosto. O jogo de ida será em Buenos Aires, já que o Galo fez campanha melhor na fase de grupos. As datas para o primeiro jogo vão de 10 a 12 de agosto, enquanto a volta está prevista para a semana seguinte, entre 17 e 19 do mesmo mês. A Conmebol aguarda a definição da televisão para confirmar os dias e horários dos jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Magno de Almeida Santos

Dessa vez eliminamos o Boca já né. Vamos ver agora se conseguimos superar o River. Este grupo ficou mesmo bem puxado. Vamos Galão!!

BILLY THE KID

MANDA QUEM TEM DINHEIRO…OBEDECE QUEM TEM JUIZO…O GALO VAI PRA VITORIA ATÉ O FIM

Victor

Como assim “E, por incrível que pareça, esse feito será novamente do Galo.”, quem você acha que é pra desmerecer o maior time de Minas Gerais ? O Atlético é o clube mais tradicional do estado e você com esse comentário ridículo ? Para de esboçar suas opiniões como torcedor cruzeirense que você é, seja imparcial e não falte com a verdade como comentários ridículos igual a esse, o Atlético possui vários recordes mostrando sua tamanha tradição, único brasileiro a derrotar o boca nos pênaltis, clube que mais ficou entre os 4 primeiros da historia do campeonato brasileiro, clube que possui a maior goleada da copa do brasil, clube que detém a maior renda de publico em um jogo em todos o brasil, time brasileiro que tem a maior goleada em solo argentino, único clube mineiro que passou o centenário na serie A, primeiro campeão brasileiro, tem mais vitorias que qualquer outro clube de MINAS, Respeita essa instituição seu jornalista parcial. Estou fazendo reclamação ao UAI agora.