Blog do Victão

Palmeiras perdeu e Atlético pode ter melhor campanha da fase de grupos da Libertadores

Palmeiras foi derrotado dentro de casa (Divulgação Conmebol)

Um gol aos 49 minutos do segundo tempo tirou a invencibilidade do Palmeiras na Copa Libertadores. O atual campeão do torneio não usou força máxima diante do Defensa y Justicia, da Argentina, em função da final do Campeonato Paulista, e foi castigado no último lance. Braian Romero marcou no minuto final e o time visitante venceu por 4 a 3.

O resultado não tem nenhum impacto na situação do Palmeiras no Grupo A, já que o Verde está classificado para as oitavas de final e com o primeiro lugar garantido. No entanto, a equipe paulista pode perder o posto de melhor campanha da fase de grupos. Com o revés do Palmeiras, o Atlético depende dos próprios resultados para terminar como o primeiro colocado geral.

O Galo tem dez pontos em quatro partidas disputadas, enquanto o Palmeiras soma 12 pontos, mas já entrou em campo cinco vezes. Nesta quarta-feira o time alvinegro visita o Cerro Porteño, no Paraguai, às 21h (horário de Belo Horizonte). Uma vitória simples já o bastante para a equipe dirigida por Cuca.

Caso termine a fase de grupos com a melhor campanha, o Atlético de 2021 vai repetir os feitos dos times de 2013 e 2017. Nas duas vezes o Galo foi quem terminou a fase de grupos com a primeira colocação geral. Em 2013, também sob o comando de Cuca, o Atlético foi campeão. Já em 2017 não adiantou muito e o time comandado por Rogério Micale deu vexame e caiu nas oitavas diante do Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Flamengo também no páreo

Além do Palmeiras e do Atlético, o Flamengo é outro concorrente pela primeira colocação geral na fase de grupos. Assim como o Galo, o Rubro-Negro também soma dez pontos, mas tem saldo de gols inferior ao time mineiro (7 a 5). Mas ao contrário do Atlético, o Flamengo ainda não está garantido nas oitavas de final. O clube carioca precisa de pelo menos um empate nos jogos diante da LDU e do Vélez Sarsfield, ambos no Maracanã.

Já o Atlético joga contra o Cerro Porteño, fora de casa, e encerrar sua participação no Grupo H diante do Deportivo La Guaira, no Mineirão. Enquanto o Palmeiras faz seu último jogo nesta fase diante do Universitário, do Peru, mais uma vez em São Paulo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments