Blog do Victão

Novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco fez promessa ao Cruzeiro: acelerar PL clube-empresa

Rodrigo Pacheco recebeu 57 dos 81 votos possíveis (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Enquanto trabalha na montagem do elenco pra a próxima temporada, o Cruzeiro recebeu uma ótima notícia na noite dessa segunda-feira (1): a eleição de Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado. O político do DEM-MG é autor do Projeto de Lei que prevê a criação de clube-empresa, o que é de interesse da direção cruzeirense. Inclusive, Pacheco prometeu à cúpula celeste que colocará o PL 5516/2019 em votação o quanto antes.

Depois de conversas com o próprio Rodrigo Pacheco e com Carlos Viana, senadores por Minas Gerais, a expectativa dos dirigentes cruzeirenses é que o Projeto de Lei volte a tramitar no Senado até março. E o Cruzeiro tem pressa, já que o clube passa por uma grave crise financeira e uma mudança na lei, que permita a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol, será uma alternativa capaz de tonar a Raposa viável novamente.

De acordo com o último balancete trimestral divulgado pelo Cruzeiro, incluindo os números de janeiro a setembro do ano passado, a dívida do clube já passou da barreira de R$ 1 bilhão. Somente nos primeiros nove meses do ano passado o resultado negativo foi de R$ 343 milhões.

Sociedade Anônima de Futebol

O Projeto de Lei 5516/2019, de autoria de Rodrigo Pacheco, prevê que os clubes podem criar uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) e não simplesmente uma Sociedade Anônima (S/A). Na segunda opção, os clubes fariam apenas uma migração, como acontece com qualquer empresa. Já com a SAF, são criados mecanismos e travas específicas, pensando em como o futebol funciona.

Um exemplo é a criação de ações ordinárias classes A e B. Por mais que o investidor seja majoritário nas ações classe B, ele não pode mudar as cores ou escudo sem a autorização da associação civil, que atualmente já comanda os clubes de futebol.

A partir da criação da SAF, também é possível que as equipes de futebol captem recursos com juros mais baixos no mercado financeiro utilizando a emissão de título de dívida. O que não é permitido atualmente e nem com a migração para a S/A.

O blog do Rodrigo Capelo, no ge, aborda o assunto com mais profundidade e conhecimento.

Cruzeiro já trabalha para virar clube-empresa

Assim que os clubes brasileiros puderem se transformar em empresas, o Cruzeiro estará pronto. O estatuto cruzeirense já permite essa mudança, desde que o investidor não seja majoritário, isso dentro de uma S/A convencional. Com o modelo SAF o clube estaria ainda mais resguardado.

Há poucos meses o Cruzeiro criou um grupo para debater o assunto. O CEO do clube, Sandro Gonzalez, está à frente. Além dele, fazem parte da equipe Edson Potsch (vice-presidente administrativo), Paulo Assis (diretor de operações), Matheus Rocha (diretor financeiro), André Argolo (executivo de esportes), Bruno Gervásio (assessor da presidência), Moacyr Lobato (desembargador) e Fernando Drummond (advogado).

Conversas com possíveis investidores

O principal na mudança para SAF ou S/A é ter investidores dispostos a injetarem dinheiro no clube. O Cruzeiro já está atrás de possíveis interessados. Quanto antes levantar recursos, mas rápido a Raposa vai poder se recuperar financeiramente.

O fato de ser uma empresa protege o dinheiro de quem investir, bem diferente do modelo vigente, em que o investidor pode fazer empréstimos. No método atual, quem coloca recursos dentro de um clube de futebol fica refém dos dirigentes, sem poder controlar o valor que investiu.

Por isso, alguns possíveis investidores não têm interesse de injetar grana no Cruzeiro neste momento, mas se mostraram abertos para uma parceria quando for permitido o clube-empresa. Vittorio Medioli, que foi CEO do Cruzeiro por alguns dias, entre 2019 e 2020, é tido como um potencial investidor.

Prefeito de Betim e dono do Grupo Sada, Medioli já citou várias vezes que o Cruzeiro não tem solução a não ser que se transforme numa empresa.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
66 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Eduardo Botelho

Muito lega, projeto será pautado, serâ aprovado, nosso Cruzeiro se tornará um Clube Empresa, quem sabe chega um Arabe ou Chinês disposto a investir uma grana vultosa no nosso Time. Vamos assumir o Mineirão e o Mineirinho com contrato Comodato de 30 anos no mesmo modelo do America com Independência. Vamos pitar a Toca 3 das Cores Azul Celeste, ficará uma maravilha. Logo logo Cruzeiro voltará as grandes vitórias, a papar Titulos Importantes. Coisa q as Franga n consegue, exceto Rural assim mesmo com ajuda do apito bandido. Se n nem issso.

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

SONHA MARIOLA SONHA. Só lembrando. Existe FALÊNCIA no clube empresa e muitos impostos. Como seu FALIDO TIMECO adora sonegar impostos…

Afonso Lemos

Sonha participante que não ganha nem pão com manteiga que caiu no chão. Franga abusada na infância. kkkkk

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

E A MARIOLA só esta ganhando o que a Luzia ganhou atrás da Horta. Sabe o que?

Siga me os bons

O mesmo que o seu time ganha desde 1971

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Isso é coisa que MARIA gosta. Ganharam muito em 2019, 2020 e vão continuar “ganhando” e 2021, 2022, 2023…

giovani jose maciel rocha

Por falar em falência, quando seus “mecenas” pararem de “investir”, fazendo contratações malucas para o futebol brasileiro, o galinheiro de vcs vai cais, que não vai sobrar nem pena de FRANGA.

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Isso deve demorar um pouco porque no GALO, eles como bons empresários enxergam grandes possibilidades de retorno dos investimentos. Agora seu TIMECO FALIDO BI REBAIXADO..quem vai ter coragem de investir? Até o Pedrão anda sumido. Não existe Falência no Futebol, mas para um Clube-Empresa tem…POR FAVOR, VIREM CLUBE EMPRESA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Gilberto

E sem títulos…..

agogohome
Fala Presida Gel, bom dia cara

Acordou Maria José?

Afonso Lemos

Uai franga, vai falar mais bosta não?

peppeu

deixa que eu falo bosta então: TIME GRANDE NÃO CAI, hahahahahaha

Afonso Lemos

Tomá no seu cu, seu doido

Mecão das Gerais

América não tem mais contrato de comodato com o Independência. Já teve, porém o América encampou em 2008 o antigo clube Sete de Setembro e assim todos os passivos e ativos deste clube foram assumidos pelo América incluindo ai seu patrimônio que era o estádio
Independência e que desta maneira passou a pertencer ao América.

Mecão das Gerais

O América não tem mais contrato de comodato com o Independência, já teve no passado, mas o clube passou a ser o proprietário do estádio já há vários anos.

peppeu

Aumenta a dose do remédio aí, fiii.

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Vai ser criado o TIMECO FALIDO SAFADOS.
NOS PRÓXIMOS DIAS ADIVINHEM QUEM VAI CORRER PARA BRASILIA LEVANDO UMA CAMISA PARA O SENADOR, PRA DAR AQUELA BABADA NO CARA E MENDIGAR?

Afonso Lemos

Safado mesmo é um franga. Do que você escreve 90 % é de se jogar na latrina. Legal seria você também pular na latrina e puxar a descarga. Franga e bosta é uma combinação interessante.

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

De BOSTA/MERDA/LATRINA MARIA ENTENDE já que torcem para um TIMECO DE MERDA BI REBAIXADO

Siga me os bons

Ficar na serie b dois anos nao é ser bi rebaixado ignorante

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Da na mesma, ja que a BOSTA NÃO SUBIU e será o primeiro que ERA considerado “grande” a passar 2 anos seguidos REBAIXADO. QUE VERGONHA PRA MINAS . 2021 será TRI REBAIXADO

peppeu

Foca aí no projeto #TRINAB2021, mongolão!

Afonso Lemos

Verdade, torcemos para um timeco e isso me faz sentir dó da franga que nem timeco conseguiu ser na vida. Time de borrão, cagão e cuzão.

Dorival Cunha

Interessante torcedor do Patético opinar sobre o assunto. Se não fossem esses “Investidores” MRV e BMG o Patético estaria em situação muito pior (quebrado e rebaixado), pois não teria os títulos que o Cruzeiro tem. A verdade é que essa grana toda investida em futebol tem cheiro de maracutaia.

Fala Presida Gel, bom dia cara

Se…..se o Cuguloso não tivesse comprado juízes e títulos….vai querer discutir Oh falido.

Afonso Lemos

Franga vomitando merda… Normal.

peppeu

Maria vomitando semen… normal.

Afonso Lemos

De vomitar sêmem a franga entende né, Pepeia?! Destila sua experiência, destila…

peppeu

Vc por exemplo: na segunda jorrada minha que levou na guela já “gorfou”… Não aguentou nada.

Siga me os bons

Eu vi em 74, 76, 2010 e etc como o Cruzeiro “comprava” juizes. Só se era pra ser roubado nao é franga

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Isso porque o Benecy passou Cheque sem fundo. Quando tinha algum dinheiro, em 76, 91, 96, 2000, 2003 etc… HOJE ESTÃO PAGANDO A CONTA DOS TÍTULOS COMPRADOS KKKKKKKKKKKKKKKKK

Gilberto

E O TÍTULO DA LIBERTA, QUEM PAGOU??? RICARDO GUIMARÃES…..

Levine
TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

SÉRIO MARIOLA? E como estaria seu FALIDO TIMECO BI REBAIXADO sem o PEDRÃO? Já teriam fechado as portas a anos.
“títulos que o Cruzeiro tem” Se isso pagasse as DIVIDAS OU AJUDASSE A SUBIR. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ QUE NÃO

Siga me os bons

Telhado de vidro o seu, muito antes do Pedrinho sonhar em patrocinar o Cruzeiro o seu time la atrás precisou da caridade do Ricardo Guimarães pra sobreviver, o que Pedrinho faz pelo cabuloso é nobre, porem nem metade do que o Ricardo/Menin tem feito pelo Atlético a mais de uma decada

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Que isso MARIOLA? “Décadas” Ricardo tem que ajudar, ele era Presida quando o GALO foi rebaixado. Eles ajudam porque sabem que vão ter retorno
Se vc não sabe o Pedrão ajuda seu FALIDO TIMECO a anos, na auditoria de 2019 constava 120 milhões que devem pra ele. Quanto mais ele investiu salvando seu TIMECO FALIDO das dividas da FIFA?
Mas agora parece que o PEDRÃO SUMIU. Porque será? Deveria era perguntar porque os empresários MARIAS não ajudam seu TIMECO FALIDO.

Gilberto

Só passei para lembrar: SE NÃO FOSSE O RICARDO GUIMARÃES(BMG) PAGAR OS SALÁRIOS ATRASADOS DE 3 MESES (6 MILHÕES) DO OLIMPYA, PARA ABRIR AS PERNAS NO JOGO, NÃO TERIAM A LIBERTADORES! ESSE É O PREÇO DO TÍTULO…..

Agenpoker Online
TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Lembrando que Politico adora fazer promessa, porque sabe que tem sempre algum BOBÃO MARIA que acredita e ele ganha pano de chão de graça. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marden Barros

E o Um Bilhão de Dívidas vão para onde???? Se for fácil assim é só todos os Clubes virarem Empresa e deixarem as dividas para trás!!!! Quem não vai querer???
Esse Pacheco, o Viana e o Medioli são Mafiosos!!!! Deve tem que pagar!!!!

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

A dividas continuam, as da UNIÃO também a diferença é que ganham mais tempo para negociar..é isso que o FALIDO TIMECO QUER..ENROLAR O MAXIMO POSSÍVEL. A diferença é que como empresa..TEM FALÊNCIA. Isso vai ser engraçado kkkkkkkkkkkkkkk

Reis Reis

Um franguinha fica nervosa nao kkkkkkk

Toku Satsu

Seus comentarios só mostram o desespero sem agumento da torcida do cruzeiro… que decadencia chegaram… torcer pro Ibis esta dando mais orgulho

O Terror das Segundinas

Esse timinho vive pendurado no saco de senador, e ainda tem a pachorra de ficar falando que é perseguido, que “aqui é contra tudo e contra todos”.

Perrela saiu, essa porcaria caiu!!

Simples assim, time de maracutaia

Reis Reis

Um fraga fica titi nao o cara é Cruzeiro cabuloso

Mario Faccio

Hummmnnnn bruta radical !!!!

Mario Faccio

Hummmnnnn bruta radical !!!!

peppeu

Um bi E TREZENTOS!

Reis Reis

Ta nervosa franga. O cara é cruzeirense

Dimas Costa

Calma franguinha sem titulo… seu time vai continuar minusculo mesmo virando empresa… relaxa, sempre o terceiro em MG

Rossi Fox

ESTOU VENDO A GALINHADA AÍ DE BAIXO , JÁ MORRENDO DE MEDO DO GIGANTE SANAR SEUS PROBLEMAS FINANCEIROS, POIS ELES SABEM ISSO ACONTECENDO ATRAVES DO S.A.F O MENINIM PODE JOGAR 1 BI NO FRANGUINHO QUE NAO VAI ADIANTAR NADA, POIS , SO JOGAM 11 E QUEM NAO NASCEU PRA VOAR VAI CONTINUAR NO POLEIRO!! KKKKKK

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Que isso MARIOLA estamos torcendo para seu TIMECO virar empresa. FALIDÃO SAFADOS. A dividas vão continuar, só terão mais prazo para pagar e muito mais impostos. Escaparam da FALÊNCIA porque não esta previsto na lei. Com a politica podre que seu TIMECO FALIDO BI REBAIXADO tem, quando virar empresa FALÊNCIA será rápida. POR FAVOR, VIREM EMPRESA RAPIDINHO

Reis Reis

Um franguinha no funda vc ja ta preocupada em menina sem bi. Time mediático kkkkkkki.

peppeu

quem treme são as meninas, raposinha italiana.

Marcello Bragança

Com todo respeito será que não vamos evoluir com os comentários ? Saco lurdinha,,,,Maria,,,,,franga….. não cansaram ? Vamos nivelar por cima, espaço desse ….

Marcello Bragança

Boa tarde ! Sempre venho página observar comentários e sempre a mesma baixaria, espaço tão importante pra debater assuntos pertinentes e mesma coisa de sempre…lurdinha…maria…franga … vamos evoluir …basta tanta baixaria

TimeGrandeTemMuitosTítulos

Interessante ver FRANGAS com raivinha do proteto que será aprovado…
FRANGAS, vcs já são SAF ha muito tempo:
FRANGAS SAFadas!
E mais , a dívida do6 já ultrapassa a casa dos 1,2 bilhão!

TIMECO FALIDO BI REBAIXADO

Que isso LATEJANUS, estamos torcendo para seu TIMECO virar empresa. FALIDÃO SAFADOS. A dividas vão continuar, só terão mais prazo para pagar e muito mais impostos. Escaparam da FALÊNCIA porque não esta previsto na lei. Com a politica podre que seu TIMECO FALIDO BI REBAIXADO tem, quando virar empresa FALÊNCIA será rápida. POR FAVOR, VIREM EMPRESA RAPIDINHO

peppeu

e uma vez aprovado, quem vai colocar dinheiro no esgoto azul, man? Mesma coisa de se pensar num IPO da Olivetti…

Marvio

Esses Senadores não fizeram nada por Minas. Viana só ganhou porque o povo não queria que a Dilma fosse eleita. Pacheco também outro eleito que não tem defendido os interesses de Minas. Estão bem, ganhando um excelente salário e nem ai pro povo. Viana com aquela conversa fiada na TV. Povo não aprende mesmo.

Rodrigues Souza

50 anos sem campeonato, não são nem bi, dando palpite em matéria de tetracampeão…..

Alissom Coelho Maciel

Ou seja é o projeto de lei para o time do calote. Se isso aprovar no congresso eu que quase já não acompanho futebol, paro de vez

Reis Reis

Fica assim nao franguinha

Alissom Coelho Maciel

Rapaz se o Atlético não conseguir parceiros para pagar sua dívida também tem que falir. Não é uma questão mais de provocar os rivais, mas sim de um país que deixa seu cidadão de baixa renda cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico. Nós ao comprar uma sacola de arroz já está com todos os impostos garantidos, o governo não confia em você para pagar seu imposto depois, então este projeto dá aos clubes condições de pegar mais dinheiro, não pagar e não serem punidos, te pergunto é justo? É justo com todos aqueles que tiveram que fechar seu comércio em BH e no Brasil com ou sem pandemia, porquê sabiam que se continuassem iriam endividar e não queriam isso. Então meu amigo uma lei destas ultrapassa
a esfera do futebol, vai além algo que alguém como você é incapaz de entender

Gilles Oliver

Se aprovar a Lei o time de Vespaziano será uma MICRO EMPRESA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk