Blog do Victão

Luxa precisa de aproveitamento superior ao de 2003 se objetivo for colocar o Cruzeiro na Série A

Sérgio Rodrigues foi quem acertou o retorno de Luxemburgo ao Cruzeiro (Divulgação/Cruzeiro)

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Cruzeiro, pela terceira vez. O treinador tem lugar de destaque na história do clube, afinal foi ele quem conduziu o time de 2003, a temporada de maior sucesso nos 100 anos do Cruzeiro. Aquele time conquistou a Tríplice Coroa, ao vencer o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Um time jamais será esquecido pelos torcedores e era uma máquina de vencer. Foram 31 vitórias em 46 rodadas no Brasileirão (disputado por 24 equipes). Mas para conseguir o acesso com o Cruzeiro ainda em 2021, Vanderlei Luxemburgo terá de conseguir com o elenco atual um aproveitamento ainda melhor do que teve há quase 20 anos.

No Brasileirão de 2003 foram 100 pontos conquistados em 46 rodadas, o que dá um aproveitamento de 72,5%. Em 2021, Luxa pega um elenco formado e com a Série B já em andamento. Serão 23 rodadas até o término da competição. Com apenas 13 pontos conquistados, o Cruzeiro precisa conquistar 51 dos 69 pontos que ainda vai disputar, um aproveitamento de 74%. O número é baseado no desempenho do quarto colocado, que atualmente é o Avaí.

Se nas 15 rodadas disputadas até o momento o time estrelado venceu apenas duas vezes, a partir de agora teria de vencer 17 jogos em 23. Ou então conseguir 15 triunfos e seis empates. Enfim, uma tarefa que não é nada fácil para Vanderlei Luxemburgo, como não seria para qualquer outro treinador.

Olhar para baixo antes de olhar para cima

O Cruzeiro precisa se livrar da briga contra o rebaixamento à Série C antes de olhar para cima e mirar o acesso. A Raposa está dentro da zona da degola por três rodadas consecutivas e, para evitar a queda, é preciso vencer pelo menos outras sete partidas, considerando o atual desempenho dos clubes que lutam na parte de baixo da classificação.

Vanderlei Luxemburgo retorna ao Cruzeiro com vínculo até o fim de 2022 e a reestreia deve ser neste sábado, contra o Brusque, pela 16ª rodada da Série B.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Atleticano Chato

NÃO SÓBIS!

Leonardo

Apenas lembrado aos cruzeirenses que esse mesmo técnico contratado ontem, foi ele o comandante que levou o vasco para a série B ano passado.

Emílio Machico luigi

O que está ruim pode piorar muito, um ex time de futebol contrata um ex treinador, sabe o que dará essa mistura? Série C C C C C C C, o Vasco que o diga.

Teobaldo

Seria interessante ver o resultado de um levantamento dos últimos 10 anos da carreira do Luxemburgo.

Paulo Pinho

Ridículo esta mesmice,volta e meia a velharada volta. Ainda tem gente que acredita, caso do cabelo de teia de aranha do Jaeci Carvalho…