Blog do Victão

Luxa? Mozart? Cruzeiro já teve especialista na B, promissor e medalhão. Em que apostar agora?

Vanderlei Luxemburgo é um dos nomes na pauta do Cruzeiro (Cesar Greco/Palmeiras)

Tão logo a demissão de Felipe Conceição foi confirmada o Cruzeiro já iniciou a busca por um novo treinador. Imediatamente alguns nomes já surgiram, como o de Mozart, como informou Gabriel Duarte e Pedro Rocha, do ge, e Vanderlei Luxemburgo, como divulgou Samuel Venâncio, da Itatiaia. Treinadores com estilos diferentes e que revelam o dilema que vive o Cruzeiro neste momento: qual o caminho a seguir?

O próximo treinador cruzeirense será o quinto na gestão de Sérgio Rodrigues, que assumiu a presidência do clube há pouco mais de um ano. Desde então ele já optou por técnicos dos mais variados estilos e “rótulos”. Quando tomou posse, o técnico era Enderson Moreira, contratado pelo Conselho Gestor. Um treinador especialista em Série B, afinal Moreira conquistou a competição em duas oportunidades na década passada.

Mas não deu certo e chegou Ney Franco, outro treinador especialista em Série B. Também não funcionou. A aposta foi no medalhão Felipão. O risco de queda para Série C foi afastado, mas em nenhum momento a Raposa conseguiu brigar pelo acesso. Foi então que chegou o promissor Felipe Conceição, mas que não durou nem 20 partidas.

E agora? Qual o caminho a seguir?

Pastana avaliza a contratação de Mozart

Demitido recentemente da Chapecoense, Mozart é um dos alvos do Cruzeiro. O treinador trabalhou com Rodrigo Pastana no CSA e a equipe alagoana quase conseguiu o acesso em 2020. Então auxiliar técnico do Coritiba, Mozart assumiu o Azulão na 11ª rodada, com oito pontos. O CSA terminou com 58, na quinta colocação, somente três atrás do Juventude e do Cuiabá, que foram terceiro e quarto, respectivamente.

No entanto, por se tratar de um treinador que está no começo de carreira e ainda sem tanta fama, existe o receio de parte da diretoria em apostar em alguém como Mozart. Um treinador considerado promissor, assim como foi com Felipe Conceição. Para alguns, o momento pede um treinador mais experiente e capaz de lidar bem com pressão.

Nome de Luxemburgo circulava antes da queda de Conceição

Apostar num velho conhecido da torcida pode ser o caminho para o Cruzeiro. Alguém que já foi campeão pelo clube e tem experiência suficiente para fazer o time superar este momento. Por isso o nome de Vanderlei Luxemburgo já circulava entre pessoas próximas à diretoria antes mesmo da queda de Felipe Conceição.

É importante deixar claro que não foi algo da diretoria. Foi de fora para dentro e não o contrário.

Agora, com a queda de Conceição, existe sim a possibilidade de Luxa ser procurado. No entanto, existem alguns pontos de interrogação. A última passagem do treinador pela Toca da Raposa não foi das melhores. Luxemburgo comandou o Cruzeiro em 2015, com mais derrotas do que vitórias em 19 partidas. O treinador também não vive seus melhores dias e os últimos trabalhos, no Palmeiras e no Vasco, não foram satisfatórios. Além da parte financeira, algo fundamental para o Cruzeiro. Hoje, Luxa é caro demais.

Estreia diante do Goiás

Independentemente do técnico que for escolhido, a diretoria do Cruzeiro deseja que o novo treinador já esteja no banco de reservas na partida deste sábado, contra o Goiás, no Mineirão, pela 3ª rodada da Série B do Brasileirão. O esforço é para que tudo esteja fechado ainda nesta quinta-feira.

Assim como aconteceu das outras vezes, a sensação interna é de que o Cruzeiro não pode errar mais na escolha.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ultra

Adilson Batista tá na fita.

Renato Junior Pereira

O melhor nome é Celso Roth gente. Acorda!!

Henricando

Não esquecendo do Papai Joel e sua prancheta ou Carlos Alberto tecnico do Ibis.

Teobaldo

Só não pode trazer Givanildo Oliveira, o Rei do Acesso! Tem de manter isso aí, viu!!!

#givanildooliveiranão

Samuel Silveira

Se o Tiago Neves tivesse aí como treinador, não tinha acontecido nada disso

Murilo Andrade Marçal

Na verdade nemhum treinador resolve sem jogador, este é o problema,

Bruno Arruda

Felipão tava resolvendo. Se ele tivesse desde o início no ano passado teria subido.

Bruno Arruda

Tem que ser um que tire leite de pedra. Felipão fez isso o ano passado e só não subiu pq foi contratado tarde e a diretoria não cumpriu os acordos de salários em dia.

Wagno Lucio Berto

A hora e a vez de Givanildo.

Canarinhos no Sótão Criatório

Pensei no Mandrake ou Mister M. Pra fazer este time ficar bom, só mágico.

Honneur Monção

o Houdini já morreu mesmo? Seria bom…

Honneur Monção

o Houdini já morreu mesmo? Seria bom…

Cleto DE Guadalupe Lamas

Está difícil, assistindo o jogo ontem deu para perceber claramente que está faltando autoconfiança para o grupo de jogadores; faltaram até os fundamentos básicos, tipo dominar a bola, escolher o companheiro em melhor posicionamento para o passe correto, etc. Qual treinador para corrigir isso?
Chega de “especialistas em série B”. Precisa ser alguém que imponha respeito ao Grupo e que tenha condição de trazer para o Grupo a indispensável auto confiança futebolística individual e coletiva. Não dá mais para ver um time em campo, igual ontem, com dificuldades para executar até os principais fundamentos do futebol: domínio de bola, passe, tabela, chute a gol. Penso que precisa ser alguém de peso, repetindo, que imponha respeito no Grupo. Nomes? Ressuscitar Dorival Knipel o inesquecível e lendário Yustrich.

Milordboy

Acredito que Givanildo é a melhor opção! se não for possível, Geninho corre por fora!

Ronaldo Peixoto Maciel

Que tal começar tirando o bobo da corte que é o presidente Sérgio Rodrigues. #forasergio

Joao Santos

MOZART É O PIOR NOME DESSES QUE ESTÃO AÍ, A SÉRIE C É LOGO ALI, ACORDAAA CRUZEIRO !!

Honneur Monção

Eles não precisam de um técnico! Precisam de um mágico, quem sabe de um pai de santo… Andam dizendo por aí que em Matosinhos há um preto velho que benze que é uma beleza… Fora isso, só importando um pai de santo baiano…