Blog do Victão

Flamengo campeão brasileiro tira Palmeiras da liderança do Ranking da CBF depois de três anos

Flamengo contou com tropeço do Inter para levantar a taça do Brasileirão (Alexandre Vidal/Flamengo)

Não há dúvidas que o Flamengo é o melhor time do futebol brasileiro nas últimas duas temporadas. Nessa quinta-feira o Rubro-Negro conquistou o Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo. Apesar da derrota para o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi, o clube carioca contou com o tropeço do Internacional, que não saiu do zero com o Corinthians.

Leia também: Atlético passa Cruzeiro no Ranking da CBF. América é o único mineiro que subiu de posição

O legítimo campeão brasileiro é também o novo líder do Ranking Nacional de Clubes (RNC). A nova conquista nacional rendeu ao Flamengo mais 4 mil pontos no ranking elaborado pela CBF, o suficiente para superar o Palmeiras, que ocupou o primeiro lugar nas últimas três edições.

Nem mesmo com a conquista da Copa do Brasil diante do Grêmio o clube paulista será capaz de superar o Flamengo. O Rubro-Negro soma 16.743 pontos e o máximo que o Palmeiras pode fazer são 16.710 pontos. Um ingrediente a mais na rivalidade cada vez maior entre Porco e Urubu.

E com o título do Brasileirão, a rivalidade entre Flamengo e Palmeiras pode ganhar mais um capítulo. Está marcada para o dia 11 de abril a Supercopa do Brasil. O Rubro-Negro já está garantido. É preciso que o Verde supera o Grêmio, na Copa do Brasil, para que os donos de quatro dos últimos cinco títulos brasileiros duelem numa final. A partida ainda não tem local definido.

Desde a criação do Ranking, em 2013, o Flamengo é o sexto clube a ocupar a primeira colocação. Fluminense (2013), Grêmio (2014 e 2017), Cruzeiro (2015), Corinthians (2016) e Palmeiras (2018, 2019 e 2020) completam a lista dos clubes que já foram líderes do RNC.

RNC será divulgado após a Copa do Brasil

Embora já tenha todas as posições determinadas, o RNC será divulgado oficialmente pela CBF somente após a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Palmeiras. Independentemente do campeão, só haverá mudança nas pontuações dos finalistas.

O Palmeiras perdeu a liderança para o Flamengo, depois de três na ponta. O Grêmio seguirá na 3ª colocação, mesmo que seja o vencedor da Copa do Brasil.

Os critérios adotados pela CBF

O RNC leva em consideração apenas os resultados das cinco temporadas mais recentes. A edição de 2021 vai considerar o desempenho dos clubes nas Copas dos Brasil e Campeonatos Brasileiros, de todas divisões, entre 2016 e 2020. Portanto, o resultados de 2015 foram descartados neste ano.

Veja mais: Ceará é o melhor do Nordeste no Ranking da CBF. Vozão supera Bahia, Fortaleza, Sport e Vitória

Cada fase disputada na Copa do Brasil e cada posição acima no Brasileirão valem uma determinada quantidade de pontos. Como o Ranking foi feito para valorizar o momento recente dos clubes, a pontuação é multiplicada a cada ano. De um a cinco, em contagem regressiva. Os pontos de 2020 são multiplicados por cinco, os de 2019 por quatro e assim sucessivamente. Até 2016, quando os pontos são multiplicados apenas por um.

Um exemplo: o título do Brasileirão vale 800 pontos. O Palmeiras, campeão em 2016, recebe 800 pontos pela conquista de cinco anos atrás. Já o Flamengo, atual campeão, pega 4 mil pontos pelo troféu conquistado nessa quinta-feira (25).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.