Blog do Victão

Efeito transfer ban: Cruzeiro terá elenco recheado de jogadores da base para a disputa do Mineiro

Equipe sub-20 do Cruzeiro está na final do Mineiro da categoria (Bruno Haddad/Cruzeiro)

O time sub-20 do Cruzeiro enfrenta o América neste sábado, no Estádio das Alterosas (Sesc Venda Nova), em Belo Horizonte. Membros da comissão técnica da equipe principal vão acompanhar a decisão do Campeonato Mineiro da categoria. Afinal de contas os reforços da temporada 2022 estarão em campo. Nos primeiros meses do ano que vem o elenco cruzeirense estará recheado de garotos.

Não é apenas uma decisão técnica optar pelos jovens atletas. O Cruzeiro tem dívidas com o Mazatlán, do México, e com o Defesonr do Uruguai, por isso foi punido pela Fifa e não pode registrar novos contratos. A Raposa precisa pagar mais de R$ 13 milhões para se livrar do transfer ban.

E como não há previsão de receitas até o fim de 2021, nem mesmo para manter os salários em dia, também não existe uma perspectiva de quitar as dívidas que geraram o transfer ban logo na virada do ano. A comissão técnica já está ciente da situação. Tanto que Vanderlei Luxemburgo (técnico) e Ricardo Rocha (diretor técnico) estão acompanhando com muita atenção a base do clube. Luxa, por exemplo, já esteve in loco para assistir aos times sub-17 e sub-20 da Raposa.

Mas e a SAF?

Muito se fala de como a transformação em clube-empresa é a única solução para o Cruzeiro. De fato é necessário a entrada de grana nova para que o clube deixe o atoleiro em que se encontra. Mas até a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a própria implantação, se leva um tempo. Não é algo que vai acontecer até o começo da próxima temporada.

Mas as competições não param. No fim de janeiro a Raposa já tem jogo pelo Campeonato Mineiro, por isso o planejamento é feito dentro da realidade atual do clube. Dar espaço para os jovens jogadores durante o Estadual foi um caminho natural. Será um oportunidade para o clube saber com quem pode contar para a Série B de 2022 ou até mesmo conseguir realizar algumas vendas de atletas, o que é extremamente necessário para o Cruzeiro.

Reforços para a Série B

Abrir a temporada 2022 com um elenco formado basicamente por jovens garotos da base não significa que será assim até o final do ano. Pelo contrário, buscar jogadores prontos e preparados para a Série B está no planejamento. Mas, diferentemente das duas primeiras temporadas na Segunda Divisão, o clube quer ter mais critério na busca por reforços.

Enquanto aguarda pela chegada do investidor, via SAF, o Cruzeiro trabalha para 2022 com um orçamento ainda menor em relação ao que foi 2020 e 2021. Tanto que a ideia é ter uma folha salarial mais enxuta no primeiro semestre, para não comprometer ainda mais as finanças, além de permitir que o clube consiga buscar reforços pontuais para a Série B. É neste momento que a Raposa pretende pagar a dívidas que geraram o transfer ban.

E caso o Cruzeiro tenha um investidor ainda no primeiro semestre de 2022, um novo planejamento será feito, pois o clube se encontrará numa nova situação financeira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Tags:
Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivan junior

A verdade é simples: o Caloteiro EC ACABOU!! Com SAF ou sem SAF esta porcaria morreu e hoje é um defunto insepulto que insiste em andar entre os vivos.

MAIA

SIM UM DEFUNTO QUE GANHOU TUDO , PENA QUE O SEU NAO GANHA NADA , DEIXA O SEU PATROCINADOR SAIR PARA VCS VER AONDE VAI PARAR , UM TIME QUE DEVE MAIS DO QUE TODOS NO BRASIL , TIME DE MAIS DE 100 ANOS QUE 3 TÍTULOS , TENHO MUITA PENA DE VCS ATLETICANADA.

Marcelo

Você tem razão menina vaidosa. Você e seu timeco não são defuntos. Bicha quando morre vira purpurina!!!
“ mas nois tem 30 CB, 24 Libertadores, 45 BBBrasileiros, kkkk”

José Antonio

O falido é o time da SAF adeza!!!!!!

José Antonio

A dívida com a FIFA não é 13 milhões, esse é o valor histórico, hoje está em mais de 20 milhões com os juros, a multa e as custas….. E se for contar com os perebinhas da base pode squecer, porque esse time não conseguiu se classificar entre os 8 do campeonato brasileiro sub-20… Só pra registrar o Galo é semi finalista do torneio…..