Blog do Victão

Desafio para o Cruzeiro: pela primeira vez, todos os rebaixados na Série A foram campeões da B

Dos rebaixados, Botafogo é o campeão mais recente da Série B: em 2015 (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Goiás em 1999 e 2012. Coritiba em 2007 e 2010. Vasco da Gama em 2009. Botafogo em 2015.

Os quatro clubes rebaixados no Campeonato Brasileiro da Série A já disputaram a Segunda Divisão em algum momento e todos foram campeões. O que torna o desafio do Cruzeiro em 2021 ainda mais complicado, depois do fracasso em 2020.

Leia também: A uma semana da estreia do Cruzeiro no Mineiro, Felipe Conceição não sabe quem vai poder jogar

A Raposa vai disputar a Série B pela segunda temporada consecutiva e vai ter pela frente concorrentes de peso, clubes que já conhecem a competição. Todos foram campeões depois da mudança na fórmula de disputa, que desde 2006 também é por pontos corridos.

Na Série A o atual modelo de disputa começou em 2003. Desde então nunca todos os rebaixados já tinham conquistado a Série B anteriormente, o que deve elevar a dificuldade da edição 2021. Vale destacar que o Vasco ainda tem uma remota chance de evitar a queda, desde que vença o Goiás, conte com a derrota do Fortaleza para o Fluminense e ainda seja capaz de tirar 12 gols de diferença no saldo. Algo tão improvável que até o técnico Vanderlei Luxemburgo já admitiu o rebaixamento vascaíno após o empate sem gols com o Corinthians.

Além de Botafogo, Coritiba, Goiás e Vasco, a Série B vai receber um outro campeão. O Londrina, que conquistou o acesso na Série C, venceu a Segunda Divisão em 1980. Ao todo, a próxima edição da Série B terá sete campeões. Além dos cinco citados acima, Sampaio Corrêa (1972) e Guarani (1981) já venceram a competição.

Veja mais: Assim como o Paulista, o Mineiro terá jogos na Globo a partir da 4ª rodada e apenas aos domingos

Mais do que em 2020. A edição passada contou com cinco campeões. Guarani e Sampaio Corrêa seguem, enquanto América e Juventude subiram e o Paraná foi rebaixado. Fica o registro que a Chapecoense ainda não havia vencido a Série B até a competição encerrada em janeiro.

De acordo com o calendário divulgado pela CBF, a Série B está marcada para começar em 29 de maio. A tabela será divulgada nas próximas semanas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
guioday rodrigues

Mais um ano na fila. Quando é favorito não ganha, imagina sendo só mais um participante. Esta BOSTA FALIDA BI REBAIXADA vai ficar ANOS NAS DIVISÕES INFERIORES DO FUTEBOL BRASILEIRO

Rogério Borges

Quando o galo vai ser bi? Será que no próximo século sai? Vai envergonhar MG na libertadores, como de costume. Patético mineiro, ou time do Ronaldinho.kkkk

Pedro Henrique Vieira

Ou seja, KUGULOSO mais um ano na fila para subir, a não ser que criem uma quinta vaga… Dos times que desceram, todos subiram logo no ano seguinte.
MARIA EU SEI QUE VOCÊ TREME… vai tremer para o botafogo, vasco, goias,curitiba, operário, sampaio correa, …

Aproveitem e vendam os “troféus” de latão que não valem nada, apesar das marias, na sua soberba, vaidade, acharem que valem alguma coisa.

As FRANGAS Borrou de medo

Que isso Franga?
Vc não liga para trofeu?

peppeu

Foco no #TRINAB2021, maricota!

Pedro Henrique Vieira

Se o timinho do 9×2 tentar vender taça de latão como sucata talvez arrecade uns R$10. Não conserta nem o salto alto que a mariada gosta de andar…

As FRANGAS Borrou de medo

Não fazemos questão nenhuma de ganhar esse campeonato que as Frangas se orgulham tanto…
Para o GIGANTE a 2a colocação é o objetivo.

MITAIR É INOCENTE

Latejanus imundo, marmita do Mitair, pois saiba que, após passar o Centenário disputando A DIVISÃO DE ACESSO, O INTESTINO GROSSO DO FUTEBOL BRASILEIRO, vão terminar em 6o e ficar mais um ano rebaixados!

VIVA MITAIR! VIVA WAGNER!

Não vai machucar a mãozinha ein?

As FRANGAS Borrou de medo

Franga Diná…
Agora faça a previsão de quando as Frangas vão ganhar um bicampeonato?!