Blog do Victão

Depois de cinco meses: Pottker perde espaço no Cruzeiro enquanto Inter vê Maurício como craque

Maurício é tratado como craque pelo técnico do Internacional (Ricardo Duarte/Internacional)

William Pottker foi colocado para Luiz Felipe Scolari como uma opção experiente para reforçar o ataque do Cruzeiro na sequência da Série B da temporada passada. Era o desejo do então treinador da Raposa. Felipão deu o aval para a diretoria contratar o atacante, mas em troca a equipe celeste cedeu o meia Maurício, Além de receber uma quantia em dinheiro e abater parte de uma dívida com o agente André Cury.

Os cruzeirenses criticaram a negociação de imediato. Afinal de contas, Maurício era uma das joias das categorias de base do clube. Um jogador capaz de dar retorno dentro de campo e, num futuro nem tão distante, render alguma grana para os cofres azuis.

Já William Pottker não atravessava uma boa fase em Porto Alegre. Os torcedores do Inter criticavam bastante o atacante, que já estava nos últimos meses de contrato.

A negociação aconteceu fim de outubro do ano passado. Portanto, há cinco meses. Passado todo esse tempo, a bronca da torcida do clube mineiro parece se justificar. William Pottker teve chances, muitas. Mas não caiu nas graças dos cruzeirenses. Fez um gol aqui e outro ali, mas na Série B, por exemplo, ficou muito mais marcado pela quantidade de cartões.

Pottker começou a temporada 2021 como titular no time de Felipe Conceição. Mas não jogou bem, não fez gol e nem deu assistência. Por isso, o camisa 11 perdeu espaço nos últimos três jogos. Ficou no banco de reservas e entrou em apenas dois deles. Foram 20 minutos em campo apenas, sendo metade desse tempo os acréscimos das etapas finais das partidas contra Athletic e América.

“Maurício é um craque”, diz técnico do Inter

Se pelos lados de Minas Gerais a troca não agradou, pelos lados do Rio Grande do Sul agradou. Liberar Pottker e receber Maurício foi algo comemorado pelos colorados, até pelo fato de a torcida gaúcha não gostar de William Pottker, que ficou no Beira-Rio por quase cinco anos.

Maurício é novo, tem apenas 19 anos. É jogador da seleção brasileira sub-20. Inclusive, foi quem vestiu a camisa 10 em convocações recentes. Some-se a isso a análise do técnico Miguel Ángel Ramírez. O treinador espanhol, que chegou ao Inter nesta temporada, não esconde de ninguém que está encantado com o futebol do ex-cruzeirense.

“Maurício é craque, é top. Me parece um jogador com condições incríveis”, disse após o triunfo por 2 a 0 sobre o Caxias, com duas assistências de Maurício.

É importante destacar que o meia começou a partida no banco de reservas. Até pela idade e pela concorrência na posição, o treinador espanhol tem trabalhado bem com a jovem promessa colorada. “Se seguir se entregando nos treinos, vai ser um jogador superimportante para o Inter”, completou.

Cruzeiro ainda tem 30% dos direitos de meia

Para o Cruzeiro é muito importante que Maurício tenha um bom desempenho no Internacional e seja negociado. O clube mineiro ainda tem participação nos direitos do atleta. Em caso de uma negociação a Raposa fica com 30% do valor.

Depois da troca por Pottker, o Cruzeiro manteve 40% dos direitos. Porém, o clube mineiro cedeu mais 10% ao colorado para contratar o atacante Bruno José, que era da equipe gaúcha e estava emprestado ao Brasil de Pelotas. É do Inter os outros 70% dos direitos de Maurício.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments