Blog do Victão

Depoimento de Cuca foi primeiro ato para tentar diminuir rejeição com parte da torcida do Atlético

Cuca está muito perto de ser confirmado pelo Atlético para 2021 (Bruno Cantini/Atlético)

Cuca aceitou o convite para retornar ao Atlético na noite do último sábado (27), como informado pelo Blog. O acerto foi apenas verbal. Alguns detalhes ficaram pendentes, com a previsão de uma reunião nessa terça-feira (2) para que o retorno do técnico à Cidade do Galo fosse confirmado. O encontro aconteceu e tudo saiu como o esperado. Mas Cuca ainda não foi anunciado.

Falta apenas a assinatura de contrato para que o treinador seja confirmado pelo Atlético.

E desde a tarde passada Cuca e o Atlético já trabalham em conjunto para amenizar a rejeição ao nome do técnico. Não é pela capacidade, afinal se trata do cara que montou o Atlético campeão da Copa Libertadores, em 2013.

Mas por um triste episódio ainda no começo da carreira como jogador, lá em 1987. Cuca estava no Grêmio e ficou quase um mês preso na Suíça, acusado de estupro. Cuca, Henrique, Fernando e Eduardo foram condenados pela Justiça suíça, por 15 meses de prisão. Mas como já estavam de volta ao Brasil e o país não extradita nacionais, a sentença prescreveu em 2004.

Há quase dez anos, quando o assumiu o Atlético pela primeira vez, em agosto de 2011, o assunto não era um incomodo para Cuca. Felizmente o Brasil mudou bastante em uma década. Hoje o treinador é cobrado por um ato de 34 anos atrás. Tanto que parte da torcida imediatamente se posicionou contra o retorno do treinador.

#CucaNão e #CucaSim tomaram conta das redes sociais dos atleticanos. A divisão é seguinte: quem lembra dos bons momentos do início da década passada com quem não aceita alguém condenado por estupro no comando técnico do clube. Por isso o treinador gravou um depoimento para a jornalista Marília Ruiz, que postou o vídeo de pouco mais de cinco minutos no Uol.

Foi a primeira vez que Cuca falou publicamente sobre o assunto, pelo menos desde que isso voltou à tona, alguns anos atrás. Ao lado da esposa e das filhas, o treinador negou qualquer participação no crime. Disse que a condenação à revelia, mas isso só aconteceu por não comparecer ao julgamento por medo de ser preso.

O depoimento foi o primeiro ato para tentar diminuir a rejeição ao nome de Cuca. O treinador e o Atlético já trabalham em outras maneiras para que essa rejeição não cresça e não atrapalhe o trabalho na Cidade do Galo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
37 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronan

Cuca fez bem em se pronunciar. Só não falou a verdade. O próprio advogado, contratado pelo Grêmio à época, admitiu o estupro e a participação, de formas diferentes, de cada um dos quatro envolvidos. Teria sido melhor se tivesse dito: Eu era jovem, errei e peço desculpas. Mentir só piora as coisas.

Wesley Gabriel

“Felizmente o Brasil mudou?” ..bando de lacradores do caralho; estão tentando queimar um profissional, por um episódio que não sabem se foi verdade. Se fosse realmente estupro, seriam condenados a 15 míseros meses de prisão? Acho que não…acho, todo mundo acha, mas certeza não existe. Deveriam cobrar do Cuca, pela falta de profissionalismo, que ele protagonizou na semana que antecedeu o mundial. Aí a cobrança seria justa e oportuna. Uma verdadeira molecagem…. Por esse motivo, Kalil disse que enquanto estivesse no Galo, Cuca não entraria nas dependências do Atlético.

William Braga

Eu nao estava la mas vou te falar um coisaVerdade foi… Estes caras acham sao intocáveis.. No Brasil até que sim.. mas la fora não é bem assim.. Se fosse mentira ele mesmo vinha a tona e tocava no assunto.. Agora fica na surdina…

Lucas Diniz

Eu não estava lá… mas sou Deus… e lhes digo… Verdade foi ….

Haaaaaaaaaa me ajuda ae,,, mais um Juiz da moral e do Cuh alheio…

Marcelo Neri

Se não estava lá, como foi verdade? É cada doido que aparece aqui…🤣

RCS

Como em 2013 esses mesmos lacradores de plantão nada disseram e agora vem com essa desculpa esfarrapada pois na verdade não o querem como técnico, daí inventam desculpas!! Quanta hipocrisia e deslealdade. Onde está a Fonte… Ser acusado sem provas, até Jesus foi… e mais crucificado…!

peppeu

Ele foi condenado, titio. A parte do ser ou nao injusto, ter ou nao provas ja ficou para trás.

RCS

Sempre é assim: acusa, julga, condena e pune…. Mas não apresentam provas que irrefutáveis…

peppeu

Ou você é cego, ou mal intencionado. Um cidadão mais paciente teve até a generosidade de transcrever acima com maiores detalhes.
Eu não acuso, não julgo, condeno e/ou puno. Deixo isto para o poder judiciário, que fez exatamente isto.
Aliás, até o Cuca admite e confessa ter sido condenado…
Ah, já sei… imagino que vc seja da turminha do Nuna Nivre, né?

Pedro Santos

Houve um crime sexual, houve uma condenação. Não adianta tentar distorcer os fatos pra tentar limpar a barra do dito cujo. Se, para você, quatro homens levar uma menina de 13 anos para um quarto (isso até mesmo admitiu, sem falar nas declarações que foram publicadas na época) é aceitável, mostra que tem que aprender muito ainda e infelizmente o Brasil não mudou o suficiente. Existem declarações dos próprios jogadores, que indico você a procurar e ler, e caso não se enoje, já não há o que ser feito para criar empatia em seu ser! Como se deu o processo de condenação, cabe aos juristas debaterem, até mesmo para determinar quais as interpretações foram usadas. O que não dá pra fazer é falar em “lacração” em algo que tem muitas coisas expostas que mostram o quão vil foi o caso!

RCS

Indique a Fonte…? Onde você buscou tal informação… coloca ai no final do texto…. É verídica ou ouviu dizer?
Se é que foi verdade, onde está a direção deste hotel que não chegou a identidade de seus visitante? Como a suposta “vítima” não reconheceu o agressor? Como em 2013 esses mesmos lacradores de plantão nada disseram e agora vem com essa desculpa esfarrapada pois na verdade não o querem como técnico, daí inventam desculpas!! Quanta hipocrisia e deslealdade!

Pedro Santos

Segue uma entrevista da placar na época sobre o caso. Há também um link de uma reportagem do El país. O próprio treinador admite em vídeo que foi condenado e que tinha levado uma menina de 13 anos para o quarto. A imagem da revista placar traz depoimentos de jogadores do grêmio sobre o que aconteceu!!! Em 2013, infelizmente o caso não estava em evidência e sequer era lembrado. Não há como protestar retroativamente. Quanto ao reconhecimento da vítima, bom, existem n fatores que explicam isso, inclusive estresse pós traumático. Ele foi CONDENADO, logo toda essa questão foi colocada em julgamento. E na próxima, deixa de ser PREGUIÇOSO e procura! google está aí! o caso está bem em evidência e não faltam informações sobre ele.

comment image

https://brasil.elpais.com/esportes/2021-01-31/cuca-e-a-mancha-do-estupro-no-curriculo-do-tecnico-brasileiro-mais-falado-do-momento.html

RCS

Que lixo! Reportagem que não prova absolutamente nada!! Usa os termos condicionais … ” Teria ” Seria” …. Nada haver!! Nem o próprio foi taxativo e teve coragem de afirmar: “Foi desta, desta e daquela forma”, pois sabe que teria de provar.

Cristiano Gattay

O Cuca começou mal. Não deveria ter dado satisfação alguma. “Justiceiros não passarão!” – turminha do ballet que insiste em migrar para os estádios. Fora, balleteiros!!! Se alguém errar, a justiça é a capacitada para providências, e não um bando de modinhas mimimi do kará…
Temo que esse movimento seja de uma minoria esmagadoríssima, e que, para fazer manchete, a imprensa insiste em dar ouvidos, e por fim propagar um dos maiores males do cotidiano – os justiceiros virtuais!

Pedro Santos

Justiça é capacitada? o cara foi CONDENADO e não aconteceu nada com ele. Tenho certeza, pelas suas palavras, que se trata de um “cidadão de bem” que pensa que “bandido bom é bandido morto”, mas na verdade adora bajular alguns por aí!

peppeu

Concordo contigo. Bem ou mal, há uma condenação judicial, após defesa, instrução processual, etc, proferida pelo poder judiciário de um país soberano.
Não nos compete mais contemporizar se foi /é justo ou injusto, ou fazer qualquer outro de juízo de valor.
O fato é objetivo, concordando ou não: houve uma condenação judicial.
Mas agora, há também um outro fato objetivo: como a punição prescreveu (que tbm é um ponto previsto em lei, e o judiciário não pode se furtar de reconhecê-la), não nos compete mais manter o Cuca “condenado” moralmente.

Pedro Santos

Olha, não se trata de condenar moralmente. Se trata de respeitar vítimas de abusos sexuais que sofrem toda vez que veem um cara condenado por crime sexual em posição de destaque, aparecendo na televisão todos os dias e sendo tratado como ídolo por alguns como se nada tivesse acontecido. cuca merece ser tratado com dignidade, sim! O que não podemos é relativizar tudo o que aconteceu e achar que isso não reflete na sociedade, principalmente em um ponto tão sensível. Quantos crimes de abuso sexual não são sequer denunciados por conta do medo da vítima de não ser levada a sério? É coisas como essa que a contratação do cuca inflama na sociedade! Não estamos pedindo linchamento ou qualquer justiçamento! estamos pedindo que não se dê destaque, idolatria à uma pessoa com esse tipo de condenação! Ele pode muito bem viver uma aposentadoria digna longe de todos os holofotes que o futebol trás, ainda mais nesse projeto tão ambicioso como o do Atlético.

peppeu

Pedro, entendo e respeito o raciocínio (e particularmente desejaria coisa pior a estuprador e/ou autores de crimes sexuais, acredite!), mas não entendo como correto (e sequer legal, na acepção técnica da palavra) a manutenção eterna da condenação, seja prescrita ou com pena cumprida (como ocorre no caso do goleiro Bruno, que sequer consegue trabalhar em paz, mesmo autorizado pela justiça – mas aí é outro caso).
Por outro lado, se o conceito de dar destaque é permitir que o cara venha agora dizer que “aímm, nada fiz, etc etc e etc” e vir pagar de injustiçado, concordo contigo, nego tem é que calar a boca e pedir para cagar e sair de fininho. Que o condenado assuma a bronca da condenação e que errou.
Mas é foda, vejo este caso, o caso do Robinho, etc., temos a certeza de que ainda há muito, mas muito mesmo, a se fazer, embora estes casos de violencia sexual sempre demandem uma certa cautela de todos para que tambem nao haja condenação injusta (o qeu sabemos tbm ocorrer…).
Abs alvinegros e respeitosos chupa maria para as meninas do lado fresco da lagoa.

Pedro Santos

Veja, não considero um finalização da carreira pública de pessoas condenadas em caso de violência sexual como punição. Acredito que ele, assim como outros tenham direito a ser empregados em qlqr outra esfera que não tenha visibilidade pública. Punição é para vítimas desses crimes, ver essas pessoas tendo destaque midiático, recebendo carinho do público e até mesmo veneração! isso sim é cruel!

peppeu

Quem apanha nunca esquece, verdade, e muito possivelmente as vítimas viverão eternamente condenadas e presas a este passado.

RCS

Como em 2013 esses mesmos lacradores de plantão nada disseram e agora vem com essa desculpa esfarrapada pois na verdade não o querem como técnico, daí inventam desculpas!! Quanta hipocrisia e deslealdade.
Bolsonaro pode ser responsabilizado, devido sua ingerência, pela morte de milhares brasileiros pela covid, onde estão os lacradores de plantão que não falam nada ….
Onde está a fonte autêntica com o processo???

Pedro Santos

Falou lacrador e já tenho certeza que o próprio aí votou no bolsonaro e agora se finge de surpreso! E não quero o cuca como técnico, msmo não! quero ele longe do futebol, exatamente pelo que ele foi CONDENADO.

RCS

HIPOCRISIA ai transbordou!!!

Sérgio Ricardo Dos Santos

”Felizmente o Brasil mudou”… arrumem oura profissão, pois como ”jornalistas” vocês são ótimos fofoqueiros.

Nilo Coelho

Para mim, essa questão da Justiça Suiça está superada. Minha objeção ao Cuca é em relação aos conceitos mesmo. Acho que ele já faz parte do time do Felipão, Mano Menezes, Luxemburgo, Vagner Mancini, ou seja, faz parte de um grupo de ex-técnicos. E tem outra: aquela cara dele de menino chorão, aquela vozinha de criança sofrida me irritam profundamente. Enfim, não queria que ele viesse, mas se o escolhido for (foi) ele, que seja bem sucedido.

RCS

Bando de hipócritas!!! Como em 2013, ninguém falava nada?? Vem com essa demagogia é por que não o querem como técnico, não porque estão interessados “causas sociais”…Ai inventam esta desculpa esfarrapada e perversa, desonesta, desleal!! A própria “vítima” não o reconheceu…Aí pergunto com base em que esse lacradores vem com essa conversa fiada?!!!

Moacir Schmidt

Mudou só se for para pior né, Victão? Hoje além de pessoas despreziveis que gostam de destruir a vida dos outros apenas para satisfação pessoal tambem temos instituições com o mesmo comportamento e isto inclui a imprensa. Voce sabe muito bem que isto nao é verdade mas insiste na lacração. Fatos que vc se esqueceu:

1) A maiorida da torcida do Galo quer o cuca de volta
2) Quem nao quer, se divide entre os que nao gostaram da atitude dele em abandonar o clube em 2013 e estes justiceiros virtuais.

Baseado em que vc acha que uma hashtag representa a opiniao de uma parte representativa da torcida? Voce sabe que existe um fenomemo repulsivo na sociedade moderna chamada cultura do cancelamento com a qual voces da imprensa sao profundamente responsaveis por propagar. Por que nao menciona isto?

Moacir Schmidt

Sua manchete é profundamente mentirosa e sensacionalista! Voce usa o termo “parte da torcida” para insinuar que se trata de parte representativa quando na verdade é uma minoria de justiceiros virtuais despreziveis patrocinadores da repulsiva “cultura do cancelamento”. O mesmo voces fizeram com o Villa onde pouquissimos “atleticanos” se manifestaram contra a contratação mas foram exaltados por voces como se fossem maioria. Só que depois foi ele inocentado. Cadê a repercussao da absolvição do Villa? Bando de hipocritas despreziveis! Estes falsos atleticanos assim como vcs da imprensa estao mais preocupados em arrotar virtudes do que em fazer algo util para ajudar o time. Sem falar naqueles que sao cruzeirenses como vc e estao querendo apenas atrapalhar o projeto vitorioso do galo

RCS

O País está se desmanchando na covid, combustível caríssimo, sem rumo e direção,… Onde estão estão os justiceiros virtuais??? Pelo contrário ainda apoiam este presidente e seu governo medíocre.
Bando de hipócritas!!! Como em 2013, ninguém falava nada?? Vem com essa demagogia é por que não o querem como técnico, não porque estão interessados em “causas sociais”…Ai inventam esta desculpa esfarrapada e perversa, desonesta, desleal!!

peppeu

A torcida quer o o Cuca, mas o seu Cuca “qué” eu?

Moacir Schmidt

Voce nao passa de um desprezível justiceiro social que nao faz nada de util para melhorar o mundo. Passa o dia na internet tentando destruir pessoas de sucesso. Sua mãe é a mentira e seu pai é o ressentimento!

peppeu

Que mané justiceiro social. Leia acima o que escrevi, seu oligofrênico.
E complementando, sua mãe é desconhecida e seu pai sou eu. Peça benção.
Aliás, peça perdão por não ter vergonha de apoiar o velho partido Novo. Isentões…pffff.

RCS

Rejeição de parte da torcida…. Qual proporção que o rejeita e porque?? Está é uma grande falha no texto!!

RCS

Vi uma enquete aqui Mesmo estado de Minas, que 23% queriam o Cuca….ele estava como o 2º lugar atrás do Gaúcho com aproximadamente uns 33% (não me lembro bem)

guioday rodrigues

Todo mundo hoje tem acesso a internet, porque não pesquisam um pouco antes de criticar?
*Cuca não participou de nada, nem foi reconhecido pela moça.
*Foi condenado a revelia, nem teve chance de defesa.

*Foi a 37 anos e tem gente que nem era nascido e hoje além de mal informados ainda tenta dar uma de moralista.

Quantas vezes ja vimos gente sendo condenada injustamente. Como Cuca é uma pessoa publica…vão continuar condenando ele até ele morrer. É assim que funciona os tribunais das redes sociais, acusam, julgam e condenam sem se preocupar com a veracidade dos fatos. tipo “Fodas, não é comigo”

peppeu

Jovem, existe uma sentença judicial. Pronto.

Erico Leal

Quem pode julgar alguém neste mundo?