Blog do Victão

Cruzeiro terá o 9º treinador em apenas dois anos. Desde Mano nenhum outro conseguiu dez vitórias

Passagem de Mozart pela Toca da Raposa não vai deixar saudades (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro está sem treinador. Uma situação bastante comum nos últimos dois anos. No começo de agosto de 2019, após a derrota para o Internacional, por 1 a 0, no Mineirão, no duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o técnico Mano Menezes entregou o cargo. Ele encerrou ali uma passagem que durou pouco mais de três anos, com títulos conquistados e 221 partidas à frente do time.

Naquele momento a Raposa já sofria bastante dentro de campo. Apesar de semifinalista na Copa do Brasil, a campanha no Campeonato Brasileiro não era das melhores e terminou com o inédito rebaixamento à Série B. Desde então a situação parece piorar a cada dia e o Cruzeiro já está em busca do 9º treinador desde agosto de 2019, quando trocou Mano Menezes por Rogério Ceni.

Desde então o comando técnico da Raposa não ficou muito tempo com ninguém. A quantidade de trocas no comando técnico impede a evolução do time? Ou o time não consegue jogar bem pela quantidade de trocas no comando do técnico? Perguntas que estão sem resposta.

Realmente o time não joga um bom futebol, por vezes nem mesmo é competitivo. Os números dos oito treinadores que passaram pela Toca da Raposa desde agosto deixam isso bastante claro. Nenhum deles conseguiu conquistar dez vitórias. Nenhum. Felipão foi quem esteve mais perto, com nove triunfos. Mas foi também quem ficou mais jogos no cargo, com 21 partidas.

Repeteco

E a estratégia de 2021 é a mesma de 2020. Depois de apostar em dois treinadores mais jovens, casos de Enderson Moreira e Ney Franco, a Raposa buscou o experiente Felipão. A meta era evitar o rebaixamento à Série C e talvez buscar o acesso. O que se repete agora. Depois de Felipe Conceição e Mozart, Vanderlei Luxemburgo é o favorito. O próprio técnico admitiu que conversou com o presidente Sérgio Santos Rodrigues, alguns dias atrás.

Se vai ser com Luxa ou não, o certo é que o Cruzeiro não pode errar, mais uma vez. Pior do que não subir pelo segundo ano consecutivo, será cair para a Série C.

TécnicoPeríodoJogosVitóriasAproveitamento
Rogério CeniAgosto de 2019 e setembro de 20198233,33%
Abel BragaSetembro de 2019 a novembro de 201914340,48%
Adilson BatistaNovembro de 2019 e março de 202015435,55%
Enderson MoreiraMarço de 2020 a setembro de 202012658,33%
Ney FrancoSetembro de 2020 a outubro de 20207233,33%
FelipãoOutubro de 2020 a janeiro de 202121955,56%
Felipe ConceiçãoFevereiro de 2021 a junho de 202119847,37%
MozartJunho de 2021 a julho de 202113233,33%

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Antonio

E a história se repete, como no ano passado com “7 x 1” contratado pra livrar o falido da TERCEIRONA, esse ano querem contratar mais um técnico aposentado, ultrapassado e desatualizado, o “pôfexô” com seu “pôjeto”…. Todo mundo já conhece o final desse filme….

Vinícius Mendes Ribeiro

Deve ser uma pressão gigante trabalhar com clubes de futebol da série A. Não só para os jogadores como também para os treinadores e suas equipes técnicas. Não é a toa jogadores têm adoecido e outros até falecido. Os salários astronômicos sem dúvida contribuem muito para essa pressão monstruosa. Precisam ter bons psicólogos, do esporte e clínicos, para ajudar na gestão.

paulo cesar peixoto

seria o melhor técnico no momento para o cruzeiro – CELIO LUCIO quem conhece todos os jogadores,

romulo

Só tem um técnico q conseguirá livrar o micróbio azul do rebaixamento esse ano: ele se chama “salário em dia”… kkkkkkkkkkkkk

Geraldo Magela Melo

Novo técnico tem que ter o perfil de montar defesa eficiente. Levando gols com facilidade não há como vencer uma partida.

Rei Melo

Blogueiro.. presta atençaO… e tente mostrar qUe o TIME SO TEM PSEUDO JOGADORES, XONTRATADOS SEM ANALISE TECNICA , VIERAM PA FAZEM PARTE DO ESUEMA DE TIRAR O MAXIMO QUE OEM DO CUBE PERTO DE FECHAR.