Blog do Victão

Cruzeiro de Felipão tem 73% de aproveitamento, mas tirou só um ponto de diferença para o G4

Felipão tem ótimo aproveitamento, mas Cruzeiro viu distância para o G4 não diminuir tanto (Bruno Haddad/ Cruzeiro)

Quando o técnico Felipão fala que se preocupa apenas em tirar o Cruzeiro da parte debaixo da classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, o treinador celeste tem seus motivos para isso. Entre eles está a distância que a Raposa está para os times do G4. Neste momento são 13 pontos de distância para o Cuiabá, que está na quarta colocação.

Desde a chegada de Scolari o Cruzeiro conquistou 11 dos 15 pontos que disputou, o que significa um aproveitamento de 73% em cinco rodadas. No entanto, a diferença da Raposa para o time que ocupa a quarta posição caiu apenas um ponto nesse período.

Quando Felipão chegou o Cruzeiro somava 13 pontos em 16 rodadas disputadas. Estava na 19ª colocação, 14 pontos atrás da Ponte Preta, que ocupava o quarto lugar. Três vitórias e dois empates depois, a diferença está em 13 pontos, o que torna ainda mais complicada missão de uma grande arrancada para conquistar o acesso à Série A ainda nesta temporada.

A explicação para o Cruzeiro não ter reduzido tanto a diferença para o G4 está na campanha do Sampaio Corrêa. A equipe maranhense disputou seis partidas desde a chegada de Felipão a Belo Horizonte, já que tinha um jogo a menos, e conquistou 13 pontos. O time treinado pelo mineiro Léo Condé tem três triunfos consecutivos e está na vice-liderança.

Por outro lado, a equipe cruzeirense já tem vantagem para os times que estão dentro da zona do rebaixamento. Com 24 pontos conquistados a Raposa já tem quatro a mais do que o Náutico, que está na 17ª colocação.

De acordo com o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube que alcançar 64 pontos tem 94,4% de chances de subir. Considerando esse número, o Cruzeiro teria de vencer 13 vezes e empatar uma nas 17 rodadas restantes da Série B. Ainda de acordo com o Probabilidades no Futebol, a chance de acesso da Raposa é de apenas 2%.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments