Blog do Victão

Blanco não será aproveitado pelo Atlético em 2021. Volante tem apenas três jogos pelo Goiás

Gustavo Blanco tem contrato com o Atlético até dezembro de 2022 (Divulgação Goiás)

Gustavo Blanco não disputa uma partida pelo Atlético desde junho de 2018. E não será em 2021 que o volante voltará a vestir a camisa alvinegra. A última lembrança do jogador em ação pelo Galo é a melhor possível. Blanco foi destaque do time, ao lado de Róger Guedes, nas dez rodadas do Brasileirão que antecederam a Copa do Mundo de 2018. Mas desde então ele sofre com as lesões.

Entre 2018 e 2019 foram três cirurgias, duas no joelho esquerdo e uma no direito. O longo período de inatividade tem um preço. Gustavo Blanco sofre para atingir o nível físico dos demais atletas. Foi por este motivo que o volante seguiu para o Goiás, mesmo Jorge Sampaoli ficando com apenas dois jogadores da posição no elenco.

Na teoria, Goiânia era o local ideal para o jogador reencontrar sua melhor forma. A competição por um lugar na equipe esmeraldina é menor do que no Atlético. E jogar é fundamental para que Gustavo Blanco recupere a confiança. Mas não é isso que acontece. O Goiás está dentro da zona rebaixamento e foi lanterna por muitas rodadas, mas o volante atleticano jogou apenas três vezes.

Gustavo Blanco chegou ao clube goiano no final de outubro, emprestado até o término do Campeonato Brasileiro. Desde então foram 12 partidas e Blanco foi titular somente uma vez, no triunfo por 1 a 0 sobre o Palmeiras. Na ocasião o volante ficou em campo até os acréscimos do segundo tempo. Uma notícia boa e um ruim.

A boa: foram mais de 90 minutos em campo, pela primeira vez desde 2018.

A ruim: ficou fora do jogo seguido, contra o Fortaleza, por degaste muscular.

O volante tem ainda mais duas partidas pelo Goiás, contra Athletico-PR e Sport, quando saiu no banco, sempre depois dos 30 minutos da etapa final. Blanco ainda ficou na reserva contra o São Paulo, o Atlético-GO e o Corinthians. Nos outros seis jogos possíveis ele nem sequer foi relacionado, por motivos diversos, como desgaste muscular e Covid-19.

Inclusive, é por causa disso que ele não vai enfrentar o Ceará nesta quinta-feira, pela rodada 31 do Brasileirão. Gustavo Blanco está infectado e cumpre o prazo de quarentena determinado para que volte a treinar.

Como o número de jogos de Blanco foi baixo e por ser um jogador ainda longe da sua melhor condição física, a comissão técnica do Atlético já decidiu que o volante não será aproveitado em 2021. Sampaoli quer um jogador mais forte e experiente para a posição e o nome favorito é o de Edenílson, do Internacional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.