Blog do Victão

Atlético tem seu segundo melhor começo como visitante. Só perde para o time de Cuca de 2012

Atlético venceu cinco dos sete jogos como visitante (Pedro Souza/Atlético)

Com a vitória sobre o Corinthians, por 2 a 1, de virada, com gols de Hulk, o Atlético chegou aos 25 pontos. Neste momento tem a mesma pontuação do Palmeiras e fica atrás apenas pelos critérios de desempate. Neste domingo a equipe paulista enfrenta o Atlético-GO e pode se isolar novamente na liderança. Independentemente do resultado em Goiás, o Galo tem um bom começo de Campeonato Brasileiro, especialmente como visitante.

O Atlético atuou fora do Mineirão em sete das 12 rodadas já disputadas. Dos 21 pontos em jogo como visitante, o time alvinegro conquistou 15. Desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, o Galo tem seu melhor início de campanha como visitante. A equipe de 2021 só perde para a de 2012, que também era comandada por Cuca e terminou a competição como vice-campeã.

Naquele ano, liderado por Ronaldinho Gaúcho e Victor, o Atlético conquistou 16 dos primeiros 21 pontos disputados como visitante. Foram triunfos sobre Ponte Preta (1×0), Palmeiras (1×0), Grêmio (1×0), Figueirense (4×3) e Sport (4×1), além do empate com o Fluminense (0x0). A única derrota foi para o São Paulo (1×0).

Caso vença na próxima vez como visitante, o time de 2021 vai superar o começo de campanha fora de casa do time de 2012. Na oitava partida fora de casa, o Galo de Ronaldinho apenas empatou com o Atlético-GO. A tabela mostra que o Atlético vai jogar duas vezes seguidas no Mineirão, contra Bahia e Athletico-PR, antes de visitar o Juventude, no começo de agosto, em jogo válido pela 15ª rodada.

A campanha do Galo fora de casa tem as vitórias sobre Sport (1×0), Internacional (1×0), Cuiabá (1×0), América (1×0) e Corinthians (2×1), além das derrotas para Ceará (2×1) e Santos (2×0).

E uma boa campanha como visitante faz toda a diferença na briga pelo título. Das 18 edições disputadas por pontos corridos, somente quatro vezes o time que mais pontuou fora de casa não foi campeão. Uma lição que já ficou bastante clara em 2012.

Apesar do bom começo longe de Belo Horizonte, o Galo venceu apenas uma vez atuando fora de casa no segundo turno, quando bateu o Botafogo, na 37ª rodada, por 3 a 2, no Estádio Nilton Santos. A queda de desempenho como visitante complicou o time alvinegro na briga pelo título com o Fluminense, que foi quem mais pontuou jogando fora de casa naquela edição.

Mas não foi em 2012 e nem mesmo em 2015, quando terminou como vice-campeão, que o Atlético fez sua melhor campanha como visitante. Essa marca pertence ao time de 2017, que conquistou 29 dos 57 pontos disputados fora do Independência. Mesmo com o bom desempenho longe de casa, aquele Galo nem sequer conquistou uma vaga para a Libertadores e terminou o Brasileirão na 9ª colocação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments