Blog do Victão

Atlético e Cruzeiro separados por 26 clubes. A maior diferença na história do Brasileirão

Último clássico foi em março do ano passado, no Mineirão (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Atlético terminou o Campeonato Brasileiro da Série A na 3ª colocação e está garantido na fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

O Cruzeiro ficou apenas na 11ª posição o Campeonato Brasileiro da Série B e, por isso, vai seguir fora da elite do futebol nacional.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado regularmente essa é a maior diferença entre Atlético e Cruzeiro na história da competição. Considerando que o Brasileiro é um só, mas dividido em séries, da A até a D, é possível dizer que 26 clubes terminaram entre os dois grandes rivais mineiros, ou como se fossem 28 posições.

O Galo ficou na frente de 16 dos 19 concorrentes que teve na Série A. Já a Raposa ficou atrás de dez dos 19 adversários na Série B.

Recorde até então era de 1985

Atualmente as duas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro contam com 40 clubes somados, sendo 20 em cada uma. Mas teve um tempo que a competição chegou a ter quase 100 participantes. Como em 1979. Uma edição que teve 94 participantes, o recorde na história do Brasileirão.

Em 1985, então chamado de Taça de Ouro, o Brasileirão foi vencido pelo Coritiba. Na semifinal a equipe paranaense bateu o Atlético. O Galo terminou a competição na 4ª colocação. O Cruzeiro, que não passou da primeira fase, terminou em 29º. A diferença foi de 25 posições.

A maior vantagem cruzeirense foi em 2000

Em 2000 o Cruzeiro esteve muito perto de vencer o Brasileirão, que teve o nome de Copa João Havelange. A Raposa caiu na semifinal, eliminada pelo Vasco, de Romário, no Mineirão. No fim, o time comando por Luiz Felipe Scolari ficou com o 3º lugar.

Já o Atlético foi muito mal. Terminou a competição levando 6 a 0 do Sport, em pleno Mineirão. O Galo acabou na 24ª colocação. A vantagem de 21 posições sobre o rival é a maior do Cruzeiro na história do Brasileirão.

E quando o Atlético jogou a Série B?

A maior distância entre Atlético e Cruzeiro só foi possível pelo fato de os clubes disputarem divisões diferentes. Antes de 2020 isso aconteceu em 2006, quando o Galo disputou a Série B. No entanto, naquela temporada a diferença de posições não foi tão grande.

O Atlético foi campeão da Série B, enquanto o Cruzeiro fez uma campanha bastante mediana na Série A, com a 10ª colocação. No fim das contas, os dois rivais ficaram separados por nove clubes apenas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments