Blog do Victão

Assim como o Paulista, o Mineiro terá jogos na Globo a partir da 4ª rodada e apenas aos domingos

Campeonato Mineiro terá menos jogos na Globo no último ano de contrato (Agência i7/Mineirão)

No próximo final de semana começa o Campeonato Mineirão edição 2021. O Cruzeiro entra em campo no sábado à tarde, para enfrentar o Uberlândia, enquanto o Atlético joga apenas no domingo à noite, contra a URT. Embora o pontapé inicial da competição esteja marcado para o dia 27 de fevereiro, o primeiro jogo transmitido pela televisão aberta será apenas em 14 março, uma partida pela 4ª rodada do Estadual.

Leia também: Atlético e Cruzeiro temem redução da cota de TV pelo Mineiro. Valor atual supera R$ 14 milhões

As escolhas da Rede Globo fazem parte de uma política da emissora, que pretender diminuir o número de jogos dos estaduais na sua programação. Por isso, assim como vai acontecer com o Campeonato Paulista, o Mineiro terá duelos exibidos apenas aos domingos. Pelo menos até o fim de março. Até lá, as noites de quarta-feira serão ocupadas por filmes e séries.

Em função da pandemia causada pelo novo coronavírus o calendário do futebol mundial foi afetado. A final da Copa do Brasil de 2020, por exemplo, vai adentrar o espaço da temporada 2021 e vai ocupar os dois primeiros domingos que seriam dos estaduais. Os confrontos entre Grêmio e Palmeiras não terão concorrência na televisão aberta, pelo menos não na Globo. A decisão do título nacional será acompanhada por todo o Brasil.

O primeiro jogo do Campeonato Mineiro previsto para ser transmitido é o duelo entre Cruzeiro e Athletic. A partida válida pela quarta rodada está marcada para o dia 14 de março, um domingo, às 16h, em Belo Horizonte. Serão 54 dias de intervalo entre o último jogo da Raposa na Globo, o triunfo por 2 a 1 sobre o Operário, pela 36ª rodada da Série B, em 20 de janeiro, e o confronto com a equipe de São João del-Rei.

Veja mais: Atlético só vai superar o Cruzeiro no Ranking da CBF se terminar o Brasileirão na 3ª colocação

Neste domingo (21) o Atlético entra e campo para enfrentar o Sport, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois da partida deste final de semana, na Ilha do Retiro, o Galo voltará a aparecer na tela da Rede Globo somente em 28 de março, contra o América, no clássico válido pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. Serão 36 dias entre um jogo e outro.

Nessa quinta-feira (18) a Federação Mineira de Futebol (FMF) fez a alterações na tabela para atender aos pedidos da emissora. Embora os jogos das rodadas iniciais estejam fora da grade da televisão aberta, todas as partidas de América, Atlético e Cruzeiro vão ser transmitidas pelo Premiere. Além disso, eventualmente, alguns confrontos serão exibidos no Sportv.

O contrato da Globo para transmitir o Campeonato Mineiro se encerra nesta temporada. Ainda não existe uma definição sobre a renovação ou não do vínculo. Atualmente a emissora carioca gasta mais de R$ 42 milhões anuais para garantir a exibição da competição em todas as plataformas. Diante das mudanças recentes da Globo, que abriu mão da Copa Libertadores e até da Copa do Mundo, existe o receio entre os dirigentes de que dificilmente essa valor será oferecido para 2022.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments