Blog do Victão

A matemática mostra que o América está mais próximo da Libertadores do que da Série B

Boa fase no Brasileiro coloca América perto dos torneios continentais (Mourão Panda/América)

Ceará, Athletico-PR, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Cuiabá e Palmeiras. Foi uma sequência de jogos pesada, mas o América passou de forma invicta. O Coelho conquistou 15 de 21 pontos possíveis e deixou a zona do rebaixamento. A equipe comandada por Vagner Mancini saltou do 19º lugar para a décima colocação. Uma grande arrancada para quem entrou na Série A com a meta de evitar o rebaixamento.

Mas a boa fase ainda não livrou o time do risco de queda e nem sequer mudou o discurso interno. A principal meta da temporada segue me permanecer na Série A. Mas o cenário atual mostra que a possibilidade de jogar a próxima Copa Libertadores é maior do que de jogar a Série B. De acordo com o site Probabilidades no Futebol o Coelho tem 11,5% de chance de se classificar para o principal torneio do continente contra 7,9% de chance de ser rebaixado.

Neste momento o América está dois pontos abaixo da zona de classificação para a Libertadores e sete acima da zona do rebaixamento. E a explicação está no número de vagas destinadas ao Brasil aos torneios continentais. O futebol brasileiro contará com nove representantes na próxima Libertadores, afinal apenas os clubes daqui chegaram à finais continentais em 2021.

Numa conta simples, pensando em Libertadores, o América precisa vencer cerca de oitos dos 14 jogos que vai disputar até o fim do Brasileirão. Mas como o discurso ainda é de garantir a permanência na Série A, a conta principal indica que o Coelho precisa vencer mais cinco vezes, ou então conseguir quatro triunfos e alguns empates, para evitar a queda.

Chance é real de vaga em competição internacional

O América vai completar 110 anos no primeiro semestre de 2022. E pela primeira vez na história o Coelho pode disputar uma competição continental. Seja a Libertadores ou então a Copa Sul-Americana. O excesso de vagas brasileiras na Libertadores cria uma situação inusitada no Brasileirão. Dos 20 participantes da edição 2021, somente cinco não estarão em algum torneio continental no ano que vem. São eles os quatro rebaixados e o primeiro time fora da zona do rebaixamento (16º colocado).

Portanto, evitar o rebaixamento já é o suficiente para ficar muito perto de alguma competição internacional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivan junior

“NUNCA JOGARÃO A LIBERTADORES!!!”
Salum, o reBaixador, emputecido de ver que o merdinha pode não ser reBaixado novamente para a serie B, pela 987987654123152457489465432121254564632132021321654231321877 vez
como ele planejava

“Alô!! Pavão do gel!! Me conte como voce fez para fuder ainda mais com o seu timeco. Quero fazer o mesmo com o merdinha!!”
Salum, o reBaixador, ligando para o pavao do gel que está em Portugal dando palestras (e o cu) soBre gestão (piada pronta)

“É simples. Pare de pagar os salários. Pagar para que??”
Pavao do gel mostrando sua morBidez diaBolica

“Por que não pensei nisso antes!!”
Salum, o reBaixador, pronto para maltratar os pernas de pau do merdinha

“Meu Deus do céu!!! Quanta crueldade!!!”
Stalin, o comuna que matou milhoes, assustado com as ações malignas de pavao do gel e Salum, o reBaixador